Comissão debate acreditação dos cursos de medicina veterinária
Ideia é utilizar acreditação e prova de proficiência para promover qualidade do ensino


Nos dias 20 e 21 de agosto, a Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV) se reuniu, em Brasília (DF), para falar sobre a retomada do ciclo de acreditação dos cursos de medicina veterinária, entre outras pautas estratégicas sobre o ensino da profissão.
A retomada do ciclo de acreditação é uma iniciativa do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que avalia, por meio de visitas in loco e critérios previamente definidos, se os cursos atendem a padrões adequados de qualidade. O processo é voluntário e não substitui o conceito atribuído pelo Ministério da Educação (MEC).
“Diante do cenário atual, considerando os desafios perante a presencialidade do ensino em medicina veterinária, planejamos utilizar dois instrumentos disponíveis para promover a qualidade: a acreditação e a prova de proficiência. Esta última tramita sob a forma de projeto de lei no Congresso Nacional. A ideia é priorizar a acreditação”, diz a presidente da CNEMV, Maria Clorinda Soares Fioravanti.
Durante a reunião, foi informado também que um grupo de trabalho será responsável por atualizar as Resoluções CFMV nº 1.137/2016, que trata dos cenários fundamentais de aprendizagem em hospitais, clínicas e fazendas de ensino, e a nº 1.275/2019, que define condições para o funcionamento de estabelecimentos veterinários de atendimento a pequenos animais.
O objetivo da atualização é aprimorar critérios técnicos e trazer maior uniformidade aos conceitos aplicados no ensino, como a definição do que deve ser considerado “hospital” em instituições de ensino, tema que ainda gera divergências.