Se você é dono de um animal de estimação, com certeza sabe o quanto é importante proporcionar os cuidados necessários, para que ele tenha uma vida saudável. Quando a idade do seu bichinho chega, é importante que esses protocolos sejam adaptados às necessidades específicas dele. Por isso, elegemos os cinco cuidados essenciais com um pet idoso.
Alimentação
A alimentação é o ponto de partida para manter o seu animal saudável. Quando ele atinge a fase idosa, as porções devem ser modificadas e ricas em vitaminas, minerais e nutrientes que são importantes para a prevenção e várias doenças.
O pet idoso necessita de alimentos específicos para ajudar a manter seu sistema digestivo saudável, reduzindo assim os riscos de problemas intestinais.
Atividades
Os pets, de modo geral, precisam de uma rotina de atividades, pois são importantes independentemente da idade. Os animais idosos necessitam de um tipo de exercício específico de baixo impacto.
As caminhadas leves e a natação reduzem os riscos ao sistema cardiovascular, além de manter o peso e minimizar os níveis de estresse do amigão, que são normais nesse período.
Brincadeiras
Cada animal de estimação e por isso as brincadeiras podem variar. O que vale é proporcionar alegria e entretenimento ao seu pet idoso. Eles podem ter dificuldades com as corridas, mas estimule pequenas brincadeiras e que sejam adaptáveis, como jogar bolinhas em pequenos espaços.
Temperatura dos banhos
Diferentemente dos pets mais jovens, os idosos tendem a ter problemas nos ossos e articulações, por isso é necessário que você esteja atento às temperaturas. Se estiver muito quente prepare um ambiente mais fresquinho para ele não sofrer com o calor. No frio, mantenha o espaço aconchegante.
Em relação aos banhos, a frequência ideal é a de um banho por semana. Além disso, lembre-se de usar um xampu específico para pets idosos, pois eles costumam ter maior tendência a apresentar alergias na pele.
Consultas Veterinárias
Você não pode esquecer de visitar o veterinário com frequência para monitorar o estado de saúde do pet. As consultas regulares ajudam identificar problemas de saúde em estado inicial, tratando-os de forma eficaz.