Se você está buscando um pet de estimação, mas ainda não o fez por não dispor de espaço amplo, não desista da ideia. Algumas raças de cachorros mais apropriados para apartamento não demandam cuidados excessivos e é preciso apenas preparar o ambiente de forma adequada para receber o amiguinho de quatro patas.
Não há dúvida de que a maioria dos cachorros precisa de espaço para gastar energia se divertir, mas há também caninos que se adaptam facilmente a áreas mais compactas. Confira a seguir as raças de cachorros mais apropriados para apartamentos:
Shih tzu – de pequeno porte e temperamento tranquilo, pode ser o cãozinho ideal para quem mora em apartamento. A raça é indicada inclusive para família com crianças. Os exemplares da raça são altamente adaptáveis a pequenos espaços.
Lhasa apso – a raça é caracterizada pela vivacidade, autoconfiança e companheirismo. Esses atributos tornam tranquila a convivência com um cão da raça. Além disso, costumam ser discretos e sensíveis, qualidades indispensáveis para quem mora em apartamento.
Maltês – Gentil e muito sociável, o cão maltês recebe as visitas com cortesia e as trata como se fossem amigos de longa data. Companheirismo e obediência completam a lista de virtudes.
Yorkshire terrier – ótima companhia para quem mora em apartamento. Mas precisa de um passeio pela vizinhança pelo menos uma vez ao dia, pois os cães da raça são ativos e esportivos.
Lulu da Pomerânia – superardoroso, o lulu da pomerânia é bastante ligado ao seu tutor, não fica irritado com facilidade e não é bagunceiros ou barulhento. A agressividade passa longe. Ótimo companheiro para idosos e crianças.
Bichon frisé – o tamanho diminuto é perfeito para espaços reduzidos. É um cão doce, carinhoso e alegre
Poodle – é a raça queridinha de moradores de apartamento. Sociável, educado e amoroso, é conhecido por sua fidelidade aos donos e pela facilidade de aprendizado. Convive bem com outras raças, gatos e pessoas estranhas.
Pinscher – é uma raça que costuma ter um comportamento mais independente e que também se adapta a ambientes menores. Inteligente, ativo e extrovertido, o pinscher não costuma ser muito barulhento.
Cuidados
Ter um cachorro não precisa ser sinônimo de espaço grande. Existem várias raças que se adaptam facilmente a ambientes pequenos e que não exigem demasiados cuidados. Além disso, é importante lembrar que, independentemente da raça escolhida, os cães necessitam de estímulo intelectual, exercícios físicos, atenção e carinho durante o dia. Outra dica importante é cuidar da limpeza e organização do apartamento, recolhendo objetos pequenos ou cortantes para evitar acidentes.