Os cães são conhecidos por serem companheiros leais, mas como saber se o seu cachorro está feliz ou triste? Assim como os humanos, eles demonstram seus sentimentos por meio de gestos, expressões faciais e comportamentos. Alguns sinais, como o isolamento, podem indicar que o pet está abatido, mas isso varia de acordo com a personalidade de cada animal.
“Jamais devemos esquecer que cada cão é único, e o entendimento dos sinais de felicidade e tristeza deve ser adaptado ao comportamento de cada um”, alerta a médica veterinária Gabriela Delfino, diretora técnica da Lobbo Hotels, em entrevista ao portal Metrópoles.
Sinais de um cachorro feliz
Físicos
Percebeu que seu peludo está com as orelhas em posição natural, boca aberta e o rabo balançando? Pode ter certeza de que ele está feliz e tranquilo. O contato visual amigável é outro sinal importante. Quando o cão faz isso de maneira positiva, cria uma conexão emocional com tutor.
Comportamentais
A disposição do cão em participar de brincadeiras, tanto com a família quanto sozinho, também é um sinal claro de felicidade. Até a postura ao dormir pode revelar muito: se o cachorro dorme com a barriga exposta, ele está confiante e seguro no ambiente.
Além disso, um cãozinho feliz apresenta bom apetite e interesse em atividades cotidianas, como passeios e brincadeiras. Segundo Renata Ramos Araújo, médica veterinária da Planet Pet & Vet, comportamentos menos destrutivos indicam que o cão está satisfeito e equilibrado emocionalmente, mesmo que uma certa “bagunça” faça parte da sua rotina.
Sinais de um cachorro triste
Físicos
Se o rabo balançando é sinônimo de alegria, um rabo imóvel pode indicar o contrário. Cachorros que preferem ficar isolados, virados de costas e com semblante tenso ou abatido, geralmente estão tristes. Orelhas baixas e corpo encolhido também expressam emoções como tristeza, ansiedade e medo.
Comportamentais
Lamber excessivamente as patas pode ser um sinal de estresse, comportamento compulsivo que o cão adota para se autoacalmar. Esse hábito pode indicar desconforto físico ou emocional. Falta de interesse por comida, passeios e brincadeiras são outros sinais de tristeza. Por isso é importante ficar sempre atento aos sinais do animal de estimação e, qualquer alteração, consultar um médico veterinário de confiança.