Border collie brasileira sabe 200 palavras
Gaia, a “cachorrinha superdotada”, sabe identificar todos os seus objetos



Foto: Arquivo pessoal / @aosolhosdegaia
Recentemente, Gaia, uma border collie brasileira, viralizou na internet por conta de uma habilidade raríssima. Ela é capaz de identificar mais de 200 brinquedos pelo nome.
A cachorrinha faz parte de um pequeno grupo chamado “cães gênios”, que possuem uma capacidade cognitiva nada comum de aprender nomes de objetos. Apenas 41 cães no mundo foram identificados com essa habilidade, segundo estudos conduzidos pela Universidade Eötvös Loránd, na Hungria.
De acordo com informações da BBC, Gaia consegue buscar seus brinquedos em outros cômodos quando um adulto pede, sem dicas gestuais dos humanos. Além disso, pega os brinquedos por meio do processo de exclusão. Ou seja, quando ganha um novo brinquedo cujo nome ainda não conhece, a border collie consegue reconhecê-lo e buscá-lo após ser pedido pelo nome que ela não havia ouvido antes.
A descoberta do talento da border collie brasileira
Gaia é a cachorrinha dos brasileiros Isabella Ruiz e Raphael Ballet. A família mora em Londres, no Reino Unido. “Ela era um filhote com muita energia, e isso deixou a gente um pouco assustado”, lembra a tutora Isabella. Na época, o casal morava em São Paulo e contavam com a ajuda da adestradora Carolina Jardim.
Com menos de um ano, a cadela já sabia o nome de três brinquedos. Hoje, ela já tem 6 aninhos.
“Até mesmo para um border collie, que é uma raça com muita disposição para aprender, ela mostrou uma facilidade fora do comum de memória”, diz Carolina, que também é mestranda em Psicologia Experimental na Universidade de São Paulo (USP).
Em 2020, após ouvir sobre uma pesquisa europeia com cães que aprendem palavras, Carolina sugeriu que Gaia poderia ser um caso especial. Isabella e Raphael realizaram testes em casa, seguindo as instruções dos pesquisadores, e ficaram surpresos ao descobrir que a cachorrinha reconhecia mais de 20 brinquedos pelo nome, mesmo sem treinamento formal.
Os testes caseiros impressionaram os pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, liderados por Claudia Fugazza, PhD em Etologia. Em uma visita ao Brasil, a equipe avaliou Gaia pessoalmente e ficou fascinada.
Reconhecimento internacional
Gaia entrou oficialmente para a pesquisa em 2020 e foi a primeira cachorra brasileira a ser identificada como gifted word learner dog (um cachorro com talento de aprender palavras, em português)
Durante a pandemia de covid-19, o estudo criou o Genius Dog Challenge, um desafio internacional transmitido ao vivo no YouTube. Na competição, os pets precisavam aprender os nomes de brinquedos em curtos períodos, e Gaia gabaritou os testes.
Como ensinar palavras a um cão?
Segundo os estudos realizados, a habilidade de aprender palavras é espontânea e não pode ser ensinada por treinamento. Apesar de mais da metade dos cães estudados serem border collies, o talento não é exclusivo da raça.
Em experimentos conduzidos com 34 cachorros de diferentes raças, apenas um conseguiu aprender os nomes dos brinquedos após dois meses de treino.