Biofarm aposta no Oriente Médio como canal de expansão
Farmacêutica veterinária atua com exportações há quase 20 anos, com produtos em mais de dez países


A farmacêutica veterinária Biofarm planeja ampliar sua atuação no mercado pet do Oriente Médio, dando continuidade à estratégia de internacionalização iniciada em 2006, quando começou a exportar para a América Latina. Hoje, a empresa já está presente em mais de dez países, entre eles Paraguai, Bolívia, Equador, República Dominicana, El Salvador, Nicarágua, Angola, Bahrein e Emirados Árabes Unidos.
“Estamos atentos às oportunidades de negócio em países que têm mercados similares ao nosso, seja em clima, comportamento do consumidor ou estágio de desenvolvimento”, comenta o presidente Naur Bellusci, em entrevista ao Panorama PetVet.
Esse movimento acompanha a tendência da indústria brasileira de produtos para animais de estimação. Nos últimos anos, as exportações brasileiras para países árabes, como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, vêm aumentando de forma consistente.
Entre 2020 e 2024, por exemplo, a população de cães e gatos na Arábia Saudita registrou forte expansão. Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), esse avanço, somado a investimentos públicos e privados, abre espaço principalmente para a categoria de pet food. Atualmente, a Colômbia é o maior importador de produtos brasileiros para pets, seguida por Uruguai, Emirados Árabes Unidos, Bolívia e Chile.
Biofarm atua em todo o território nacional
Fundada em 1994 em Jaboticabal (SP), a Biofarm atua em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Com cerca de 350 colaboradores, entre equipe interna e profissionais de campo, conta com uma gerência nacional de vendas, consultores técnicos em todas as regiões e representantes comerciais que atendem diretamente revendas, mega stores e pet shops.
No relacionamento com os PDVs, a empresa oferece treinamentos, materiais técnicos e suporte contínuo por meio de consultores especializados. Esses profissionais, conta Bellusci, também estão em contato direto com médicos veterinários prescritores, levando informações sobre o portfólio, atualizando-os e esclarecendo dúvidas.
Portfólio e lançamentos
O portfólio da Biofarm reúne mais de 200 SKUs, sendo cerca de 50% voltado ao segmento pet. A linha contempla soluções para clínicas, hospitais veterinários e lares com animais de companhia. Entre os produtos destacados pelo executivo estão suplementos nutricionais com vitaminas e minerais quelatados, de maior absorção; parasiticidas contra pulgas, carrapatos e giárdia; e a doxiciclina, um dos carros-chefes, amplamente utilizada no combate à erliquiose.
Os lançamentos são desenvolvidos em parceria com a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), pesquisadores e empresas parceiras. Além da expertise dos profissionais, a farmacêutica possui uma área de inteligência de mercado e ferramentas de inteligência de negócios e geolocalização.
“A tomada de decisão precisa estar apoiada por dados. Estamos sempre atentos aos movimentos do mercado junto aos órgãos e entidades do segmento, e em estudo contínuo de questões técnicas e voltadas ao comportamento dos consumidores para nos mantermos alinhados às perspectivas do mercado”, ressalta.
A companhia também produz itens de marca própria e atua com terceirização. Em meados de julho, inaugurou uma nova planta de fabricação de defensivos animais na sede da Biofarm, no interior de São Paulo. Com 950 m² de área e três áreas produtivas, contemplando tecnologia e área para absorver diferentes formas farmacêuticas, a unidade tem capacidade para fabricar até um milhão de unidades por mês.
“A inauguração dessa nova planta reflete o nosso compromisso com a inovação e a expansão no setor veterinário. O objetivo é atender à crescente demanda do mercado, melhorar a eficiência produtiva e incorporar tecnologias de ponta para garantir produtos de alta qualidade, com sustentabilidade e atendimento às normativas”, finaliza.
Biofarm Fundação: 1994 Sede: Jaboticabal (SP) SKUs: 200 Colaboradores: 350 |