Após realizar uma análise técnica, a Balance, marca de alimentos premium especial para cães e gatos da BRF, anunciou o recolhimento de petiscos contaminados com etilenoglicol. Em um comunicado, a companhia informa o recall de três lotes do produto Balance Bifinhos e Snack Dental.
A empresa declarou que cobrou explicações dos fornecedores dos produtos diante dos casos suspeitos de contaminação, mas que também realizou uma ‘análise técnica própria e independente’. Segundo a Balance, ao receber os resultados conclusivos, foi detectada a presença do etilenoglicol em lotes do Snack Dental Balance.
Os lotes de petiscos contaminados são:
– Balance Bifinhos Filhote Frango
LOTE 22V074 – Fabricado em 15.03.2022
– Balance Bifinhos Carne Vegetais
LOTE: 22V085 – Fabricado em 26.03.2022
– Balance Bifinhos Frango Assado
LOTE: 22V085 – Fabricado em 26.03.2022
A Balance reitera que qualquer outro produto que não seja o Snack Dental ou que não esteja dentro dos três lotes de Bifinhos pode continuar sendo comercializado e consumido pelos pets.
Entenda o caso
As investigações começaram após tutores relatarem a intoxicação e a morte de animais que consumiram petiscos da marca Bassar Pet Food. Os lotes de propilenoglicol contaminados teriam sido vendidos à Bassar pela Tecno Clean, que alega ter comprado o composto da A&D Química.
O propilenoglicol é usado em produtos de higiene, limpeza, cosméticos e alimentícios, desde que seu grau de pureza seja atestado por laboratórios de análise. No caso dos produtos para cachorro, o composto é utilizado para amaciar os petiscos e evitar a presença de fungos.
Até o momento, a Anvisa identificou que seguintes empresas estão envolvidas na distribuição e venda do lote de propilenoglicol contaminado: A&D Química, Tecno Clean, Atias Química, Limpamax Bahia Produtos de Limpeza, Pantec Tecnologia para Alimentos e Bella Donna Produtos Naturais.
Fonte: Panorama PetVet