Como o aquecimento global influencia em seu pet?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Aquecimento global

O aquecimento global influencia negativamente a vida não apenas dos humanos, mas também a dos pets. Os animais de estimação podem ter consequências em sua saúde e bem-estar por conta desse problema. As mudanças climáticas são grandes encarregadas pela incidência de temperaturas cada vez mais extremas, situações de seca e frequentes catástrofes naturais, que também interferem fortemente na vida dos pets.

Toda atenção é necessária quando o assunto são os animais de estimação no aquecimento global. Diferente dos humanos, eles não podem encontrar sozinhos formas de combater as mudanças, e muitas vezes são acometidos por essas graves consequências. Sabendo disso, vamos conferir hoje quais podem ser os efeitos do aquecimento global na saúde do seu pet e em sua vida como um todo. Veja!

Efeitos do aquecimento global na vida dos pets

As alterações climáticas e as consequências do aquecimento global podem gerar diversos danos à saúde e ao bem estar dos animais de estimação e de todo o ecossistema do planeta Terra. Conheça as principais consequências abaixo:

Quantidade desproporcional de insetos e parasitas

Quanto mais quente as temperaturas, maior será o número de insetos e parasitas no mundo. O aquecimento global é responsável por estimular grande proliferação de colônias parasitárias e a reprodução de insetos no ambiente, além de ser o meio perfeito para todos os tipos de parasitas nocivos.

A pulga, a carraça e os mosquitos que vivem em águas paradas são exemplos que tiveram aumento no tempo de vida e de suas colônias. A Dirofilaria immitis, causadora da doença do verme do coração em animais, e os parasitas intestinais são mais graves e também passaram por mudança. Fato é que todos eles são prejudiciais para cães e gatos, que além de ficarem irritados também podem ser acometidos por graves doenças.

Para lidar com isso, é recomendado desparasitar regularmente seu animal de estimação para garantir que ele estará livre da maior incidência de insetos e parasitas contagiosos. Utilize repelentes na forma de gotas ou colares, de maneira que os insetos fiquem distantes. Além disso, leve sempre em consideração a higienização periódica da casa ou local que mais fica e os cuidados básicos do dia a dia com seu pet.

Problemas na respiração

O aquecimento global é o responsável também por diversos problemas no sistema respiratório dos animais de estimação. Por conta dos altos índices de poluição, principalmente nos centros urbanos, isso acaba se tornando uma das consequências mais decorrentes do dia a dia dos pets. A elevação da temperatura e as mudanças bruscas também são responsáveis por enfraquecer a respiração animal. Faringite, laringite, pneumonia e tosse do canil são doenças que se tornam comuns devido ao fenômeno.

Principalmente em estações mais frias do ano, evite ao máximo presenciar mudanças de temperaturas que possam influenciar a saúde do seu pet. Ou seja, não o deixe no ar condicionado o dia inteiro e saia “do nada” em um dia muito quente. Se ele tomar chuva, é mais necessário do que nunca que o cão ou gato seja bem secado para proteger da umidade e do frio.

Alteração no período fértil

As mudanças climáticas bruscas podem causar até problemas no período fértil dos animais. No caso dos gatos, por exemplo, em que o cio dura 15 dias no verão, primavera e outono, e estão se estendendo por conta do aquecimento global. Sempre deixe a caixa de areia de sua gata a mais limpa possível, dando bastante carinho e atenção para o animal nesse período, que provavelmente ficará mais tempo do que o normal.

Insolação

A insolação em cães se torna comum também por conta da incidência das altas temperaturas durante o verão. Assim o animal não regula sua temperatura corporal da melhor forma, esboçando sintomas como: respiração ofegante, atordoamento e dificuldade na locomoção, alteração salivar e cor azul nas gengivas e na língua.

Tome cuidado com o sol batendo forte em seu cão ao realizar passeios, já que é o principal e um dos únicos índices causadores de insolação. Se estiver muito quente, espere a temperatura abaixar para levar seu pet para passear. Se acontecer isso, o mantenha bem hidratado para negar qualquer problema.

Problemas na pelagem

Geralmente os cães e gatos mudam de pelo durante o verão e o outono. É algo comum e ocorre ciclicamente no caso desses pets. Por conta das alterações nas estações, as temperaturas extremas e o prolongamento de algumas delas, o processo de troca de pelos pode acontecer mais do que o necessário, sendo um problema.

Principalmente nos períodos em que ocorre a troca de pelos, garanta uma hidratação ideal para seu pet, além de vitamina E e ácidos gordos na dieta. É importante escovar a pelagem dos animais e que eles tomem banho apenas uma vez por mês.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: