As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Alopecia em pets também pode acontecer. Saiba como resolver

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Alopecia em pets também pode acontecer. Saiba como resolver

A queda de pelo é um processo natural, mas em excesso pode indicar um quadro de alopecia em pets. Ela pode estar associada a muitos fatores, como dermatite de contato, foliculite, dermatose solar entre outros e cada um deles requer uma atenção especial do tutor.

Sarnas, piolhos, problemas nutricionais, alergias, doenças congênitas, estresse emocional ou mesmo orgânico e até mesmo alterações hormonais podem causar perda de pelo em pets. Em gatos, o estresse pode ser um dos fatores que mais contribuem para o problema.

Principais causas

As doenças de pele causadas por fungos estão na lista das principais causas da queda de pelo tanto de cães como de gatos. Por isso, caso apareçam sinais como forte odor, caspas, falhas ou opacidade, fique atento e procure ajuda veterinária.

É considerada alopecia quando o animal começa a ficar com falhas ou até com uma área do corpo sem pelo. As fêmeas são mais afetadas que os machos. Dessa forma, a queda de pelo pode ser mais intensa após o cio ou parto.

O que fazer?

Em relação à queda de pelos, hábitos como escovação e banho, de acordo com as recomendações para cada raça e espécie, podem ajudar. Caso o tutor note a ocorrência de alopecia, o mais recomendado é marcar uma consulta com um veterinário para que ele possa avaliar as possíveis causas e realizar o tratamento adequado. Pode ser necessário o uso produtos específicos para o combate de fungos e parasitas ou até mesmo de medicações sistêmicas.

Fonte: Panorama PetVet

Conhece nossa newsletter?

Receba diariamente as principais notícias do mercado Pet e Veterinário

Mais lidos

OUTRAS NOTÍCIAS