Muitos donos de animais de estimação ainda têm dúvidas sobre absorventes para cachorros. O uso correto desses produtos é de extrema relevância para a saúde do animal, principalmente durante o cio das cadelas. Além disso, é um item que facilita a vida de tutores, já que os poupam de limpar pisos que eventualmente podem ficar salpicados de pingos vermelhos. Evita-se ainda manchas em tecidos de sofás, colchas e toalhas sobre os quais os animais costumam pular, deitar e também se enrolar.
As variadas opções de absorventes para cachorros
Há diferentes opções de absorventes para cães disponíveis no mercado. Especificamente para as fêmeas, a peça se assemelha a uma calcinha higiênica. Antes de comprar, é preciso apenas observar os modelos e tamanhos e escolher o que melhor se adapta ao animal e seja fácil de usar. Garantir conforto à pet é fundamental pois, no período do cio, que dura em média 9 dias, a cachorrinha apresenta comportamento instável e tende se estressar com qualquer coisa que lhe cause incômodo.
Os modelos de absorventes são descartáveis ou laváveis. Um pouco mais caros, os primeiros atendem a tutores que pensam em praticidade. Já os últimos têm custo menor e se destacam pelo aspecto ecológico, já que contribuem para reduzir a quantidade de lixo descartado no ambiente. Seja qual for a escolha, importante é avaliar o tempo durante o qual a cadela usará a peça. A troca deve ser feita duas vezes ao dia para evitar o contato direto do material com a pele do animal, o que pode provocar irritações ou lesões. Outra precaução é se certificar de que a cadela não ficará com os movimentos limitados quando for urinar ou defecar.
Os diversos usos das fraldas para cães
Com o mesmo propósito, as fraldas para caninos em geral servem para a higienização dos animais e também manter limpo o ambiente em que vivem. Tal como a calcinha higiênica, existem versões descartáveis e laváveis de fraldas. Os tamanhos variam de acordo com o porte do animal. A tecnologia de fabricação é semelhante à usada em fraldas para bebês: são anatômicas e evitam o vazamento de urina.
As possibilidades de uso são diversas e proporcionam benefícios aos animais de estimação e a seus tutores. Cães com incontinência urinária, recém-operados que não conseguem levantar a pata para fazer xixi e cachorros deficientes ou idosos que apresentam dificuldade motora são algumas das condições para as quais a fralda contribui para a melhoria do bem-estar do pet. Além disso, o acessório é bastante útil quando se recorre à castração, impedindo que a região do corte e dos pontos cirúrgicos seja lambida pelo animal.
Itens à prova d’água e resistentes a odores
Feitas com materiais não tóxicos e resistente a odores, essas fraldas também garantem tranquilidade ao tutor que precisa deixar o pet sozinho em casa por algumas horas e não quer se deparar com “surpresas desagradáveis” ao retornar. São itens à prova d’água e de sujeira aos quais se pode recorrer sem maiores problemas. Antes de adquiri-los, porém, é prudente se informar se a peça é para macho ou para fêmea, pois há diferença na abertura da fralda.