Muitos donos de bichanos se perguntam se a comida dos humanos pode ser usada como alimentos para gatos. A resposta é não, pois eles têm necessidades nutricionais diferentes das nossa, e muitos dos alimentos que comemos são muito difíceis para os gatos digerirem. O excesso de gordura, sódio, condimentos, temperos e alguns ingredientes podem causar problemas estomacais graves.
Os alimentos com alto teor de açúcar também não são saudáveis para gatos, pois aumentam o risco de obesidade, diabetes e outras complicações de saúde. Frituras e produtos processados também são prejudiciais, pois têm altos níveis de gordura e sódio.
Que alimentos para gatos devo evitar?
Nunca ofereça alimentos que contenham cebola, alho, alho-poró ou chalota ao seu gato. Eles contêm alcaloides que podem resultar em anemia hemolítica, o que pode levar à insuficiência dos órgãos. Alimentos crus, como carne crua, ovos crus ou peixe cru, também não são seguros.
Os alimentos crus podem conter bactérias nocivas que podem causar doenças, e as pedras nos rins são um resultado comum por ingestão de alimentos crus. Nunca dê uvas, passas, ameixas, amendoins ou outras sementes ao seu gato. Estes alimentos podem causar reações alérgicas e são perigosos para o coração do bichinho.
Outros itens que não são bons para seu gato incluem café e álcool, que têm níveis perigosos de cafeína e outras toxinas. Os produtos lácteos também não são uma boa opção, pois os gatos têm dificuldade em digerir a lactose. Embalagens, plásticos, fitas adesivas, produtos de limpeza e outras substâncias químicas também são extremamente perigosas para os gatos. Além disso, o chocolate é tóxico para os bichanos, pois contém uma substância chamada teobromina.
Comer os alimentos errados pode colocar seu gato em risco de infecções intestinais e doenças do sistema urinário. Seu gato pode até morrer devido às toxinas encontradas em alguns alimentos.