Uma das raças europeias mais antigas, o gato de pelo curto inglês, o british shorthair, começou a se desenvolver por volta do século 19. O primeiro registro de um exemplar da raça é de 1871. A partir de então, esse gato carismático encantou o coração de pessoas em todo o mundo, ganhou reconhecimento internacional e hoje em dia é uma raça bem popular.
Ele tem a cor cinza, mas pode ser encontrado em outras cores como branco, preto,creme, cinza, marrom, laranja e rajado. Como indica o próprio nome, o pelo é curto, porém, denso e tem aspecto aveludado devido à camada de subpelo. Na troca de estação, os pelos se soltam fartamente e a escovação constante é necessária para remover os pelos mortos. O banho semanal ajuda a prevenir o acúmulo de óleo na pelagem e a sujeira nas orelhas.
Gato de pelo curto inglês tem comportamento tranquilo
Com porte físico entre médio e grande, o gato de pelo curto inglês costuma medir de 56cm a 64 cm de comprimento e têm peso de 4 a 8 kg. Completam o visual o focinho curto, o nariz arredondado, olhos azuis esverdeados luminosos e as orelhas pontudas.
Os british shorthair têm personalidade divertida e carinhosa. O comportamento tranquilo do gato de pelo curto inglês faz esses pets se diferenciarem da maioria dos felinos, agitados e ativos. Então, o tutor pode ficar descansado quando tiver que deixá-lo sozinho em casa. Subir em móveis não é uma diversão para ele, que prefere uma gostosa soneca ou alguma outra atividade relaxante.
Criatividade nas brincadeiras
Quando despertos, gostam de brincar e interagir com crianças, idosos e outros animais. Mas também são independentes e usam a criatividade para encontrar várias formas de entretenimento solitário. São arredios quanto ao contato físico e, então, é melhor evitar carinhos e pegá-lo no colo. Eles demostram afeição e apego pelo tutor e família de outra forrma.
A raça costuma ser sedentária e, por isso, atenção especial deve ser dada à alimentação. A ração deve ser controlada adequadamente para evitar a obesidade felina, já que tem grande apetite. A dieta equilibrada, sem muito petiscos, o mantém saudável. Um dos males mais comuns à raça é o rim policístico que pode ser diagnosticado através de consultas regulares ao veterinário de confiança.