Frutas para cachorro: Quais posso oferecer?

Ideais para a saúde de qualquer ser vivo, dar frutas para cachorro comer pode ser uma ótima opção para enganar o excesso de petiscos e a vontade de alimentos inadequados. É fato que elas são excelentes fontes de fibras e nutrientes, tendo, em sua maioria, altos índices de benefícios aos cães. Porém, nem todas elas podem fazer bem ao seu pet, precisando de muita atenção na hora de oferecer uma fruta que esteja na mesa do café da manhã, por exemplo.
Apesar de não haver tantas frutas para cachorro que fazem mal, algumas causam grande preocupação nos tutores e veterinários ao redor do mundo. Isso porque elas podem conter muita frutose, que é o açúcar existente nas frutas, ou então ácidos e substâncias que acometem o sistema digestivo do doguinho. Também é necessário ter atenção para sementes e cascas delas, já que também são preocupações para o organismo do animal. Sabendo disso, confira abaixo as frutas para cachorro mais indicadas e as que não podem ser ingeridas de jeito nenhum.
As 15 melhores frutas para cachorro comer
- Banana
A banana é uma das mais indicadas frutas para cachorro, muito por se destacar como se fosse um doce, saciando maiores vontades do animalzinho. Ela é rica em vitaminas A, B e C, além de conter bastante potássio, fibras, cálcio e ferro em sua composição. Por isso, é uma fruta que auxilia no fortalecimento muscular e ósseo, mas também controla a imunidade.
- Melancia
Refrescante para o cão que está com muito calor, a melancia esbanja vitaminas A e C em sua composição, e por conta disso é essencial para que o animal a ingira ao invés de alimentos inadequados. Porém, sempre lembrando de não fornecer a casca e as sementes da melancia para o cachorrinho.
- Morango
Assim como a banana, o morango é uma das frutas para cachorro que conta com bastante vitamina A, B e C na composição, além de antioxidantes que são bons para o organismo do animal. É fundamental no fortalecimento do sistema imunológico e na ação anti-inflamatória, como um remédio para o cãozinho.
- Manga
A expressão “cão chupando manga” já diz por si só que esses animais amam a fruta. Não só gostam, como é uma ótima ideia dar manga para seu cachorro, porém, sem casca e nem caroço.
- Kiwi
O kiwi é mais uma das frutas para cachorro que se destacam pela função no sistema digestivo do animal. É ótimo para o pet por conta da riqueza em vitamina C em sua composição.
- Melão
Com riqueza em vitamina C, o melão é o primeiro da lista a destacar por também ter o tipo B6. É bom para os cães, mas deve ser dado sem sementes e nem casca. Sua composição conta com uma enxurrada de fibras, potássio e água.
- Goiaba
As vitaminas A, B e C se destacam nessa fruta para cachorro. É ótima para o funcionamento intestinal do animal, e deve ser dada sempre sem casca e sementes.
- Jabuticaba
Essa é uma fruta que o cachorro pode sim comer a casca. Isso acontece porque é nela que fica a maioria dos antioxidantes e fibras presentes na jabuticaba, que também agrega cálcio, ferro e as vitaminas B e C.
- Caju
Dentre as frutas para cachorro que são boas para o sistema imunológico está o caju. Fonte de vitamina C e ferro, o tutor só deve tomar cuidado com a castanha, não podendo ser oferecida de jeito algum.
- Mamão
O mamão merece uma atenção especial. Apesar de não fazer mal, a fruta conta com efeito laxante predominante em sua ação, então o cão não deve comer de jeito algum se estiver com diarreia ou problemas de intestino solto. Ofereça ao animal sem casca e sementes para que ele não tenha nenhuma obstrução intestinal, distanciando de qualquer risco.
- Ameixa
A ameixa deve ser oferecida ao cão cortada em pedaços e sem caroço. Da forma convencional o cão pode ter asfixia, ou então, quebrar os dentes por conta do caroço.
- Coco
Tanto a água de coco quanto o próprio coco são ótimos para o cão. A fruta deve ser dada apenas in natura e sem açúcares, além de não ser recomendado em grandes quantidades para evitar diarreias.
- Caqui
Apenas pets saudáveis podem comer caqui. Essas frutas para cachorro não podem ser dadas de jeito algum para os que contam com cálculo na bexiga.
- Pera e maçã
Mais uma das frutas para cachorro que devem ser oferecidas apenas se fatiadas, sem sementes e sem o talo. Isso porque ambas contam com ácido cianídrico em suas composições, que são tóxicas para qualquer cãozinho.
- Abacate
Incluindo persina em sua composição, o abacate tem a casca e o caroço como possibilidades tóxicas para o cachorro, já que essa substância pode causar vômitos e diarreia. Entretanto, a polpa da fruta pode sim ser oferecida a cães saudáveis, já que os com problemas hepáticos e pancreáticos não aguentam a alta porcentagem de gordura presente no abacate.
Quais frutas não posso dar para meu cachorro?
- Uvas
Todo tutor deveria saber que não se deve dar uva para o cachorro. A concentração de frutose é extremamente alta, podendo acometer o pet, além de substâncias causadores de problemas renais. Não dê uvas e nem uvas passas para seu cão.
- Limão, laranja e abacaxi
Essas frutas cítricas não podem ser oferecidas de maneira alguma para o animal de estimação. Por conta dos altos índices de acidez, o limão, a laranja e o abacaxi podem resultar em problemas gástricos.