Presente como e-commerce e clube de assinatura pet, a Petiko chega ao varejo físico levando seus produtos por meio de lojistas parceiros – petshops e outros distribuidores em todo o Brasil. As informações são do Mercado & Consumo.
Entre os produtos que serão vendidos nas lojas físicas estão brinquedos elaborados pelo Laboratório de Inovação da marca, petiscos de marca própria e outros acessórios para pets.
“Ouvimos o mercado e buscamos levar nossos produtos e nossas experiências para outros canais. Queremos que o público que já é familiarizado com nosso conteúdo na internet tenha acesso aos produtos da marca também no petshop que ele frequenta em seu bairro”, explica Luciano Miranda, CEO e um dos fundadores da Petiko.
Petiko foca em inovação
A Petiko foi criada em 2014, com sede em São Carlos (SP). Inicialmente, o site era a principal aposta do trio para ter uma plataforma robusta de serviços para animais, conectando tutores a hotéis, petshops e veterinários. No entanto, logo de cara, os empreendedores tiveram de rever os planos. “Entendemos que havia uma barreira porque outros portais estavam fazendo coisas similares”, explica Miranda em uma entrevista à revista PEGN.
Assim, a ideia de ter conteúdo para estreitar o laço com os consumidores não foi de todo abandonada. Mas, em vez de ter uma rede de veterinários ou profissionais de banho e tosa, por exemplo, os sócios decidiram desenvolver um clube de assinaturas. “Foi a primeira estratégia para entender o ‘gap’ no relacionamento entre a indústria e o consumidor e avaliar como os clientes gostariam de se relacionar com a marca”, afirma o executivo.
O projeto foi lançado em agosto de 2015, com apenas cinco membros. No segundo mês, eram 15 assinantes; no terceiro, 30. O crescimento continuou nos meses e anos seguintes. Hoje, esse braço que busca fidelizar os donos e os animais responde pela maior parte da receita da empresa.
Hoje, a Petiko é uma empresa de inovação pet com foco na experiência entre os tutores e seus pets, por meio da oferta de produtos e disponibilização de informações para milhares de amantes dos animais. O Laboratório de Inovação desenvolve produtos exclusivos, super premium para cães e gatos.
Todo o trabalho é realizado por profissionais de diferentes áreas como medicina veterinária, biologia, publicidade e propaganda, design gráfico, linguística, engenharia e tecnologia. A missão é garantir experiência completa e entregar felicidade para os animais e seus tutores, que prezam pelo cuidado e garantia do bem-estar de seu animal de estimação.
Movimento de mercado
Miranda ressalta que a estratégia acompanha os movimentos do mercado e busca fortalecer o relacionamento direto com o público.
“Do ponto de vista de negócio, esse movimento também é algo natural para o varejo. Nos últimos anos temos percebido empresas com raízes no canal físico passando por um processo de transformação digital e indo para o online, assim como está acontecendo agora e cada vez será mais frequente o caminho inverso, empresas ‘pure players‘ indo para o canal físico”, diz o executivo.
O Brasil é o terceiro país no ranking mundial na população de animais de estimação e os negócios do mercado pet estão com tendência de alta, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
A Petiko atua em três frentes: BOX.Petiko, considerado o clube de assinatura de maior abrangência no Brasil, que reúne produtos desenvolvidos por especialistas em nutrição e diversão animal. A cada mês apresenta um tema diferente para garantir a satisfação dos pets e seus tutores.
Já o Shop.Petiko é um e-commerce de produtos para o dia a dia dos pets. Por fim, o blog é um canal de informação sobre o mundo pet destinado aos tutores. O BLOG conta com dicas sobre saúde, alimentação, diversão e curiosidades.