PetCenso revela as raças de cães e gatos mais comuns no Brasil
Levantamento realizado pela Petlove reuniu 1,8 milhão de animais de estimação cadastrados na plataforma


O PetCenso 2025, levantamento realizado pela Petlove, revelou as raças de cães e gatos mais comuns no Brasil. A nova edição da pesquisa reuniu 1,8 milhão de pets cadastrados nas plataformas da empresa.
Os vira-latas, também conhecidos como SRDs, continuam liderando o ranking dos pets mais presentes nos lares brasileiros. Eles ocupam o topo da lista, entre cães e gatos, desde 2016.
No ranking de cães, entre as raças definidas após os SRDs (26%), estão o Shih Tzu (17%) e o Yorkshire Terrier (6%), seguidos por Spitz Alemão (5%), Lhasa Apso (3%), Golden Retriever (3%), Pinscher (3%), Dachshund (2%), Pug (2%) e Maltês (2%).
No universo felino, 86% dos gatos são SRDs, seguidos por Siamês (5%) e Persa (2%), depois Maine Coon (0,7%), Angorá Turco (0,5%), Ragdoll (0,4%), Angorá (0,3%), American Shorthair (0,3%), Bombaim (0,3%) e Brazilian Shorthair (0,3%).
PetCenso mostra que fêmeas são maioria nos lares brasileiros
Outro dado relevante é o número predominante de fêmeas. Entre os cachorros, elas representam 50,9%, enquanto os machos somam 49,1%. Entre os gatos, a diferença é ainda maior: 52,6% são fêmeas, contra 47,3% de machos.
Entre os nomes mais escolhidos para cães, o top 3 nacional é composto por Mel, Luna e Amora, o que comprova a predominância de fêmeas no cenário pet. Thor e Luke também se destacam, refletindo influências da cultura pop.
Completando os dez nomes mais populares estão Nina, Maia, Meggie, Pandora e Theo. Considerando a divisão por gênero, os nomes mais escolhidos para cães machos são Thor, Luke, Theo, Bob e Apolo. Para as fêmeas, predominam Mel, Luna, Amora, Nina e Maia.
Entre os gatos, Luna é a campeã, seguida por Nina, Mia, Mel e Lua. Entre os machos, os nomes mais comuns são Tom, Simba, Chico e Theo. Pela divisão de gênero, os gatos machos são carinhosamente denominados Tom, Simba, Chico, Frajola e Theo.