O mês de dezembro é conhecido pelo período de festas de fim de ano, mas também é marcado por um aumento significativo nos casos de abandono de animais de estimação. A fim de combater essa prática, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) instituiu em 2021 a campanha Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais no Estado de São Paulo, que rapidamente conquistou espaço nos estados brasileiros.
A adoção responsável é essencial para evitar maus-tratos e abandonos, garantindo o bem-estar animal. “Feriados, férias e mudanças na rotina contribuem para o aumento dos casos de abandono de cães nesta época. Muitas vezes, famílias que adotaram animais de forma impulsiva percebem, mais tarde, que não têm condições de cuidar deles e, infelizmente, abandonam”, afirma Roberta Paiva, gerente de marketing de Pet Health da Elanco, empresa que lidera o Movimento Adoção e Responsa desde 2021.
Visando na redução dos casos de adoções malsucedidas, a Elanco lançou um aplicativo, o Cãobinado. Funcionando como um “Tinder” que aproxima futuros pais de pets de cães que estão em ONGs. Para que o match ocorra, as organizações fazem um cadastro com características dos animais e os potenciais tutores preenchem um questionário sobre sua rotina e perfil. “O aplicativo cruza as informações e traça um percentual de match entre os potenciais tutores e os cães cadastrados na plataforma, demonstrando que a adoção vai além da análise das características físicas do animal”, explica Roberta. Após o match, o adotante ainda passa por uma triagem na ONG responsável.
Para a gerente, o app é uma ferramenta que ajuda o tutor a avaliar sua rotina com o interesse de ter um bichinho, tornando a adoção mais consciente e menos impulsiva. Se está interessado em adotar um bichinho, baixe a plataforma clicando aqui.
Dezembro Verde: importância da adoção responsável
Compromisso a longo prazo
Os cachorros vivem, em média, mais de 10 anos e demandam atenção, cuidados veterinários e recursos financeiros. Importante avaliar se você pode garantir esses recursos.
Espaço e tempo
É essencial considerar se o lar é adequado ao porte e as necessidades do bichinho e avalie a sua disponibilidade para dedicar tempo para o gasto de energia do animal, com passeios e brincadeiras.
Adaptação à rotina
Os animais exigem atenção diária e interações, desde cuidados com alimentação, higiene e brincadeiras, sendo importante que o tutor esteja disposto a garantir isso.
Planejamento familiar
Todos os membros da casa devem estar de acordo com a decisão da adoção e participar dos cuidados.