Além de fofas, as patinhas dos gatos desempenham funções essenciais para o bem-estar e a sobrevivência dos felinos. A seguir, saiba tudo sobre a anotomia dos bichanos.
Anatomia das patinhas dos gatos
Segundo informações da Petz, as patas dos gatos têm receptores nervosos e, por conta disso, muitos não gostam de carinho na região. Além disso, as famosas “almofadinhas” são verdadeiros amortecedores que absorvem o impacto quando eles saltam.
Dedos dos felinos
Você já se perguntou quantos dedos seu gatinho tem? Bom, os felinos possuem cinco dedos nas patas da frente e quatro nas patinhas traseiras. Esse dedinho a mais é o polegar, que fica na parte lateral da pata e não encosta no chão. Mesmo com um dedo a menos, as patas de trás são mais longas e fortes.
Com essa característica, os bichanos conseguem segurar suas presas e sustentar seu próprio peso para escalar árvores e paredes, por exemplo.
Curiosidades sobre as patas dos gatos
Gatos se comunicam pelas patas
As patinhas possuem glândulas que liberam feromônios. Dessa forma, quando o pet passa por um local, seu cheiro marca o território. O odor é imperceptível para os humanos, mas os felinos sentem que um amigo da mesma espécie esteve ali.
Os gatos apoiam nos dedos
Uma característica única dos gatos é o fato de caminharem apoiando nos dedos. Essa forma é uma estratégia de sobrevivência, que facilita sua locomoção, tanto para capturar presas como para fugir de ameaças.
Temperatura corporal
As almofadinhas têm glândulas sudoríparas que liberam suor, regulando a temperatura corporal.
Cor das almofadinhas
Geralmente, a cor dos coxins (almofadinhas) vai depender da cor da pelagem. Os felinos com pelos escuros têm coxins escuros, já os mais claros apresentam almofadinhas em tonalidade rosa-claro. Alguns gatinhos tricolores têm almofadas claras com manchas escuras.
Unhas móveis
Quando o pet está relaxado, ele mantém as unhas em repouso e dentro dos dedinhos. Mas quando há um estímulo, como uma ameaça, o bichano expõe suas garras afiadas.
Cuidados com as patas
É fundamental prestar atenção com essa parte do corpo do bichinho. As almofadinhas podem sofrer lesões causadas por espinhos, farpas ou outros objetos pontiagudos. Além disso, os coxins podem sofrer queimaduras por conta do chão quente, por exemplo.