
O Paraná é hoje o principal polo da indústria de rações para cães e gatos no Brasil. Segundo o governo do estado, mais de dez fabricantes de pet food instalaram-se na região nos últimos cinco anos.
Atualmente, o estado movimenta cerca de 300 mil toneladas de ração pet por ano, o que representa aproximadamente 7% da produção nacional, conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). A expectativa é que, com a capacidade instalada das novas fábricas, esse volume mais do que dobre nos próximos anos.
“O Paraná é um dos principais polos agroindustriais do Brasil, com uma produção diversificada que inclui cereais, carnes e outros insumos essenciais para a fabricação de alimentos para animais. Isso garante uma cadeia de suprimentos local robusta e de alta qualidade”, afirma José Edson Galvão de França, presidente-executivo da Abinpet.
Indústria de rações do estado ganhou escala nacional
Com mais de 30 anos de história, a indústria de rações Brazilian Pet Foods é uma das referências no estado e ganhou escala nacional. Fundada em Arapongas (PR), a empresa conquistou o mercado pet com rações de alta qualidade. A infraestrutura da empresa inclui uma planta fabril de 38.500 m² e uma equipe de mais de 120 representantes em todo o país.
“Nossa infraestrutura é gerida com um rigoroso controle de qualidade em todas as etapas de produção. Implementamos processos automatizados e utilizamos tecnologias avançadas para garantir a eficiência e a consistência dos nossos produtos”, comenta José Marcos Viudes Calsavara, diretor comercial da companhia.
O portfólio da Brazilian Pet Foods inclui mais de 28 marcas e 500 itens. Na edição deste ano da Pet South America, a empresa apresentou suas novas linhas premium naturais. A Snow Dog Premium Natural e a Snow Cat Premium Natural atendem à crescente demanda por alimentos mais saudáveis para pets. As novas rações são formuladas com antioxidantes naturais e não contêm corantes ou aromatizantes artificiais.
A distribuição dos produtos é realizada por meio de oito centros localizados nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe. “Esses complexos estão posicionados estrategicamente para otimizar a logística e garantir uma entrega rápida e eficiente aos nossos clientes”, comenta Casalvara.
Brasil é o maior produtor de ração animal da América Latina
O levantamento Alltech Agri-Food Outlook 2024, divulgado em agosto, coloca o Brasil como o maior produtor de ração animal da América Latina e o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Segundo a pesquisa, que reuniu dados de 142 países e mais de 27 mil fábricas de ração, esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo segmento pet, seguido pela nutrição de frangos de corte, aquicultura, suínos, aves de postura e equinos.