Os cães são considerados os melhores amigos do homem, mesmo que a comunicação entre espécies seja um desafio. Felizmente, um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, está empenhado em mudar essa realidade.
Em parceria com o Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica do México, os especialistas desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de decifrar os significados nos latidos e uivos dos cachorros.
O programa de IA pode ser um aliado para profissionais em comportamento animal e tutores no geral, que vão poder responder de maneira mais adequada às necessidades físicas e emocionais dos pets.
IA que interpreta latidos dos cachorros
Segundo informações do portal Olhar Digital, a ferramenta foi criada a partir de modelos treinados para processar vozes humanas reais, e a adaptação revela um grande potencial na compreensão de diferentes padrões de comunicação – como os dos cães.
Para vozes humanas, os modelos de IA são capazes de entender idioma, nuances, tom de voz, sotaque e outras informações. Os pesquisadores expandiram esse conhecimento para o reconhecimento de sons caninos.
O estudo foi conduzido com gravações de 74 cachorros em diferentes contextos, abrangendo diversas raças, idades e sexos. De acordo com os pesquisadores, a IA alcançou uma taxa de sucesso de 62,2%.
Os resultados foram apresentados na Conferência Internacional Conjunta sobre Linguística Computacional, Recursos Linguísticos e Avaliação.