
O peixe betta é uma das espécies mais comuns presentes em aquários. Suas características físicas chamam a atenção e, por serem de água doce, são fáceis de cuidar e ideais para quem está começando no aquarismo.
Há mais de 73 espécies de peixe Betta. No entanto, a mais conhecida no Brasil é a Betta splendens, que têm diferentes padrões, cores e tipo de cauda. A seguir, conheça o peixe betta e suas principais características.
Caractéristicas do peixe betta
Cores e tamanho
Esse peixinho pode ser encontrado nas cores vermelho, azul, preto, amarelo, laranja e branco, e também em cores mais raras como turquesa, metálico, cobre, lavanda, mármore e verde.
O betta é uma espécie pequena, que pode medir de 2,5 cm à 12cm.
São anabantídeos
Os bettas são capazes de respirar o ar atmosférico e isso acontece porque eles têm um órgão chamado labirinto, que permite que eles vivam em água pobre de oxigênio. Por isso, eles são peixes mais indicados para os iniciantes, que ainda não estão acostumados com a criação de aquários.
Divisão dos grupos
Esses peixes são divididos em dois grupos de acordo com o seu comportamento sexual: os que constroem ninhos de bolhas e os que incubam os ovos na boca.
Inteligentes
O peixe betta é capaz de aprender alguns truques e a melhor forma para ensiná-lo é colocando obstáculos no aquário, como arcos.
Ao treinar um animal, como cães e gatos, é importante recompensá-lo. Com os peixes, isso não é diferente. Nesse caso, é possível aplicar os treinamentos antes das refeições e oferecer a comida como troféu.
Territorialista
Essa espécie é territorialista e normalmente costuma viver sozinha. Esse peixinho também tem fama de ser brigão. Dessa forma, o ideal é que ele viva sozinho no aquário.
Cuidados com o peixe Betta
- O aquário deve ter um tamanho considerável, para que o peixe possa nadar confortavelmente
- Atenção com a alimentação. Uma dieta inadequada pode diminuir a imunidade do peixe
- Se seu peixe apresentar alguma mudança, leve-o ao veterinário de confiança
- A água é o principal item quando se trata do habitat natural dos peixes. Portanto, é necessário que esteja sempre limpa. É importante saber ainda que alterações no pH da água, na temperatura e na oxigenação podem deixar o peixe betta doente. Por isso, peça sempre orientações a um especialista
Preparação do aquário
Por serem peixes pequenos, o betta se adapta facilmente em aquários menores, mas é importante que ele tenha um tamanho bom para que o peixe possa nadar e abrir suas barbatanas sem encostar no vidro. O tamanho de aquário recomendado é de 20 litros por peixe.
Quer saber uma curiosidade do betta? Ele é um animal que tem o hábito de pular para fora do aquário. Por isso, é importante que o aquário esteja sempre tampado ou possua as laterais mais altas.