Trouw Nutrition prevê dobrar produção com nova planta
Complexo fabril em Arujá (SP) foi projetado para quintuplicar a capacidade de atendimento
A Trouw Nutrition, fabricante de rações que integra o grupo norueguês Nutreco, acaba de inaugurar o Centro de Excelência em Blends e Premixes Especiais Pet (CEBPET) em Arujá (SP). A estrutura de 3.000 m² foi projetada para quintuplicar a capacidade de atendimento e dobrar a produção já no primeiro ano de operação. O investimento foi respaldado pelo crescimento médio de dois dígitos anuais da companhia no segmento pet.
A nova fábrica faz parte do plano de expansão nacional da empresa, que em 2024 concluiu também dois centros de distribuição, em Maringá (PR) e Campo Grande (MS). Além disso, automatizou a planta da Bellman, em Mirassol (SP), com robôs de última geração.
Segundo Augusto Adami, diretor-geral da Trouw Nutrition para a América Latina, o novo complexo reforça a confiança no potencial do mercado brasileiro. “A nova planta foi projetada para suprir integralmente as demandas das principais marcas de pet food do país, oferecendo ampla flexibilidade na combinação de ingredientes e formulações”, comenta.
A unidade foi desenhada para máxima segurança, rastreabilidade e versatilidade, com torre de mistura totalmente automatizada, zonas isoladas para matérias-primas e micro pesagem, e pátio logístico integrado que garante fluidez à produção.
“O CEBPET reúne mais de 90 anos de expertise global da Trouw Nutrition e o suporte da rede MasterLab, que realiza análises avançadas de qualidade em escala internacional”, destacou Frederico Glaser, head de marketing estratégico da empresa.
O projeto foi desenvolvido com foco em sustentabilidade e eficiência energética. A unidade opera com energia 100% renovável, utiliza materiais de construção de baixo impacto ambiental e mantém programas de reciclagem e destinação correta de resíduos.
Trouw Nutrition mira liderança nacional no mercado de pet food
O Brasil é o 3º maior produtor mundial de rações, com 91,1 milhões de toneladas em 2023, sendo 4 milhões de toneladas apenas de alimentos para cães e gatos, segundo o Sindirações. Para este ano, a expectativa é de 4,1 milhões de toneladas, com crescimento entre 1,5% e 2%.
A Trouw Nutrition já é líder no mercado norte-americano, o maior do mundo, e pretende consolidar posição semelhante no Brasil. Hoje, suas tecnologias estão presentes em refeições consumidas por mais de 10 milhões de cães e gatos em todo o território nacional.
“Nosso objetivo é alcançar a liderança em soluções para a indústria de pet food no país, sendo reconhecidos como a empresa número um em confiança, inovação e qualidade”, reforça Felipe Cabanne, líder de Espécie PET da Trouw Nutrition.