As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Saiba se cachorro pode doar sangue

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Cachorro pode doar sangue

Será que cachorro pode doar sangue assim como nós, humanos? Sabemos que, cada vez mais, os animais de estimação têm funções, modos de agir e disponibilidades corriqueiras bastante comuns alinhados a seus tutores, é fato. A proporção que cães e gatos tomaram no mundo é evidente, e existem inúmeras possibilidades que muitas vezes nem imaginamos que possam ser atribuídas aos pets. Uma delas é a doação de sangue.

Incrivelmente, nem sempre que os animais vão a um hospital veterinário eles estão lá por algum problema individual. Isso porque, cachorro pode doar sangue. No tratamento de muitas doenças, complicações de saúde, e diversas necessidades que acometem o seu doguinho, o sangue de algum primo distante pode ser fundamental para ajudá-lo, e até salvar sua vida.

Sim, cachorro pode doar sangue e é muito importante!

Levando em consideração os seres humanos, para entender melhor, a doação de sangue pode salvar uma vida em apuros por diversas causas. Não é diferente no caso dos cães. No mundo dos pets, esse é um procedimento tão comum quanto no das pessoas, e deveria ser ainda mais incentivado. Inúmeras histórias são salvadas por uma pequena ação, segura, e que garante a saúde e a felicidade de um outro ser vivo.

Para os animais de estimação, doar sangue é importante demais para animais que estão doentes. Diversas situações e até grandes complicações podem ser livradas através da doação de sangue. Dentre elas, traumas, acidentes e doenças autoimunes, geralmente, são as necessidades que mais precisam da transfusão de sangue.

Qual cachorro pode doar sangue?

Embora seja muito importante à vida de outros cães necessitados, muitos tutores ainda não sabem dessa possibilidade, e muito menos se o seu cachorro pode doar sangue. Para o seu pet fazer isso, ele deve estar apto a alguns critérios comuns. Isso porque, mesmo que não seja um procedimento muito complexo, se não seguirem à risca as necessidades para isso, alguns cachorros podem sair fragilizados do processo. Veja quais são, lembrando que, as condições abaixo não servem para determinado tipo sanguíneo, mas sim a todos os cães de modo geral.

O cachorro pode doar sangue se:

  • Estiver com vacinas e vermífugos em dia;
  • Ter entre 2 e 6 anos de idade;
  • Pesar mais de 25 kg;
  • Não tiver ectoparasitas (pulgas e carrapatos);
  • For tranquilo e calmo para seguir o procedimento.

Desta forma, o cão não apenas está apto a tirar seu sangue sem nenhum risco à saúde ou de ficar irritado pelo procedimento, mas também proporciona um sangue saudável para outros animais que precisam disso.

Passo a passo da doação de sangue de cães

A primeira coisa a se fazer, ainda em casa, é manter o cachorro em jejum. Porém, não é um jejum como o dos humanos que dura uma noite inteira, demandando apenas de 4 a 5 horas sem ingerir alimentos para isso.

No local do procedimento, o cão deve ser preparado aos poucos para a coleta. O tutor preenche todos os dados do animal para provar e garantir que está tudo bem com seu amiguinho, e então ele é conduzido ao processo. Assim como para nós, a doação é realizada com o bichinho consciente e acordado, então, por isso a recomendação de que deve ser um cão tranquilo e calmo. Para a doação, é colocado um acesso na pata ou no pescoço do animal. Se houver a necessidade de sedativo, poderá ser aplicado para facilitar o processo.

O médico veterinário captura uma pequena mostra do sangue para analisar e fazer os exames, de acordo com o tipo sanguíneo em questão. É aí que será observado corretamente se o sangue está saudável para integrar o organismo de um pet que está com problemas.

Sangue saudável, chegou a hora da coleta. Nesse momento, o cão fica deitado e descansando tranquilamente, de preferência com a calma do tutor ao seu lado. Todo o sangue retirado é destinado a uma bolsinha que fica próxima à retirada.

Após a doação, a maioria dos postos de coleta disponibilizam petiscos e ração para o cão se saciar – assim como o tradicional lanchinho após exame de sangue. Assim, o animalzinho terá mais energia para sair tranquilamente do local, já que, mesmo que liberado para voltar para casa, sua disposição fica baixa.

Tipos sanguíneos do cachorro 

Sabendo que cachorro pode doar sangue e da importância desse fluxo para o organismo dos animais, vamos entender melhor o tipo sanguíneo deles. Inclusive, muitas pessoas nem sabem disso, mas eles também têm diferentes especificações. Não é todo pet que pode receber de um qualquer. É necessário que os tipos sejam compatíveis para que o destino seja correto. São eles:

  • DEA 1.1
  • DEA 1.2
  • DEA 1.3
  • DEA 3
  • DEA 4
  • DEA 5
  • DEA 7

O DEA 4 é como se fosse o O- dos humanos. Ele é considerado o doador universal dos cães, ou seja, qualquer outro cachorro pode receber suas propriedades.

Onde meu cachorro pode doar sangue?

Apesar de ser uma informação muitas vezes distantes da ciência da maioria dos tutores de cães, saiba que este é um hábito relativamente comum no meio. Existem muitas clínicas e hospitais veterinários que promovem coletas de sangue, não apenas para cachorros, mas para gatos também.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS