Projeto propõe dedução de despesas com pet no Imposto de Renda
Projeto é uma tentativa de reduzir gastos com cuidados veterinários e combater abandono de animais por questões monetárias
Projeto é uma tentativa de reduzir gastos com cuidados veterinários e combater abandono de animais por questões monetárias
por Juliana de Caprio em
e atualizado em
Um projeto de lei que inclui despesas com pets entre as deduções permitidas no Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) foi apresentado na Câmara dos Deputados.
Segundo o parlamentar Rodrigo Gambale (Podemos-SP), a medida pretende aliviar os custos com cuidados veterinários, além de incentivar a posse responsável de animais de estimação. As informações são do InfoMoney.
“O estímulo à adoção, à posse responsável e aos cuidados veterinários por meio do benefício tributário proposto não é somente uma política de proteção animal, mas também uma medida de saúde pública”, afirma Gambale na justificativa do projeto.
A proposta propõe que gastos com alimentação adequada, abrigo, vacinação e consultas veterinárias possam ser abatidas do IR, seguindo o mesmo padrão de outras despesas médicas. Essa medidas ajudariam também a diminuir o abandono de animais por questões financeiras.
Mais do que a preocupação com a questão monetária, o deputado também argumenta que esse projeto pode beneficiar a saúde pública. Para ele, com a aprovação dessa lei, o cuidado preventivo seria mais comum, ajudando a reduzir zoonoses, doenças que têm alto custo para o sistema público de saúde.
Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, produz notícias do setor e para as seções Lançamentos e Vaivém.
Juliana de Caprio possui 101 conteúdos publicados no Panorama Pet&Vet. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.