O akita americano é uma raça inteligente, valente e leal de cães, cuja origem é semelhante à do akita japonês, chamado de akita inu. Teria sido criada para ajudar os soldados japoneses que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial, sendo treinada para servir como cães de briga. Quando a prática foi proibida, os cães foram levados aos EUA e cruzados com exemplares de pastores alemães e outras raças.
É uma raça de cães de porte grande, com um peso médio de 30 a 60 quilos e tamanho entre 60 cm e 70 cm. São robustos, com um tórax largo e pernas musculosas. As duas camadas de pelo se diferenciam entre si. A inferior é macia, densa e mais curta do que a externa, com pelos retos e ásperos.
Pelagem do akita americano tem versões de cores rajadas e tigradas
A pelagem do akita americano aparece nas cores vermelha e branco e suas respectivas versões tigradas e rajadas. Ao contrário do colega japonês, o americano não apresenta a chamada máscara, com pelos mais escuros na face. As escovações semanais ajudam a remover fios soltos e pele morta. Nos períodos da primavera e outono elas devem ser diárias pois é quando ocorre a troca integral de pelagem.
Calmo, equilibrado e apegado à família, o akita americano tem comportamento diferente diante de pessoas e animais desconhecidos. O territorialismo os levam a ser desconfiados e até agressivos. Daí a importância de uma boa socialização para evitar problemas dessa natureza. Já com crianças, expressam carinho e gentileza.
São também independentes, um traço marcante da personalidade que os tornam donos de si mesmos. Precisam ser educados desde filhote, pois tendem a agir por conta própria, sem que seja preciso o comando do tutor ou de quem quer que seja. Isso não significa, porém, que não gostem de dar e receber carinho.
Passeios com guia e coleira
Eles têm energia de sobra e precisam de atividades físicas constantes e regulares, do tipo corridas, caminhadas, passeios e brincadeiras ao ar livre. É importante que usem guia e coleira nessas ocasiões. Como são cães corpulentos, a medida é necessária para evitar acidentes com outros animais e até fugas.
Os cuidados com a saúde se referem a oferecer uma alimentação com ração de boa qualidade, com base na idade e peso do animal. Consultas regulares ao veterinário e o calendário de vacinação em dia, principalmente dos filhotes, garantem ao pet uma vida saudável.