O primeiro núcleo de multicuidados para pets da América Latina foi inaugurado na última quinta-feira (28) no Hospital Veterinário da USP. O local conta com profissionais ligados a nutrição animal, manejo da dor, fisioterapia e cuidados paliativos. Além disso, possui ferramentas especializadas para conduzir pesquisas sobre diversas condições como obesidade e dores crônicas.
Segundo reportagem da Veja, o núcleo tem o Dexa, um equipamento inédito nas Américas. O aparelho, adaptado da medicina humana para a veterinária para mapear a composição corporal dos animais, foi financiado pela PremieRpet no valor de R$ 1 milhão.
“O Dexa nos ajudará a responder a diversas questões ainda em aberto, como a relação dos depósitos de gordura em algumas áreas do corpo e o maior risco de doenças”, diz o veterinário Thiago Vendramini, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e um dos coordenadores do projeto.
Além disso, o centro possui uma sala de avaliação clínica, outra para sedação e um ambiente para sessões de fisioterapia e reabilitação.
“O centro oferece a oportunidade de dar um tratamento de ponta a animais e tutores da comunidade atendidos no hospital veterinário”, diz o veterinário Victor Diniz, assessor de relacionamento científico da PremieRpet.