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Mercado pet deve fechar o ano com crescimento de 14%

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Mercado petO Instituto Pet Brasil (IPB) analisou dados de desempenho do primeiro trimestre de 2022, revelando que o mercado pet relacionado ao setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação deve ter aumento de 14% até o final de 2022, com lucro aproximado de R$60 bilhões. Com o fechamento da estimativa, os números se mostrarão superiores ao ano de 2021. O segmento de pet food (venda de alimentos industrializados para animais de estimação) aparece em primeiro lugar, com um faturamento de R$33,1 bilhões no primeiro trimestre de 2022, representando 56,3% do faturamento total do mercado em si. O valor representa 56,3% do faturamento total do mercado em si.

O item que aparece em segundo lugar na análise é a venda de animais, que gerou R$6,1 bilhões, ou 10,5% do setor. Após ele, ficaram os serviços veterinários e de medicamentos, que juntos somaram R$5,8 bilhões, representando 9,9% do total, e uma alta de 11%. As exportações do setor pet brasileiro também devem terminar 2022 com alta de 20% em relação ao ano passado, de acordo com levantamento do Projeto Setorial Pet Brasil, programa que incentiva empresas brasileiras do segmento de animais de estimação a internacionalizar seus negócios.

A participação brasileira no mercado pet internacional tem crescido consecutivamente nos últimos anos e, de acordo com a projeção, deve terminar 2022 superando a barreira dos R$495 milhões. Entre 2019 e 2021, durante o período da pandemia, o aumento foi de 40%, um salto de R$295,11 milhões para R$412,46 milhões. Considerando apenas o último ano, o crescimento atingiu 33%, uma vez que em 2020 se encerrou com R$310,57 milhões em volume de exportações. “Existe uma grande expectativa de crescimento do mercado pet, inclusive de planos de saúde pet em 10 anos, o que torna o mercado promissor para tecnologia, acessórios, alimentação, seguros, entre outros,” diz Carlos Fabbro, fundador da Pupz e especialista em tecnologia. A marca, que conta com uma variedade de produtos e serviços tecnológicos para a localização de animais de estimação, garante estar pronta para acompanhar essa tendência que só aumenta.

Somente no ano de 2021, o mercado pet faturou R$35,8 bilhões, um crescimento de 5,4% em relação ao ano anterior. Esses dados servem para reforçar a expectativa de aumento constante no setor. A Pupz espera ter uma base de 5 milhões de pets usando os produtos da marca até 2032, representando 5% da quantidade esperada da população de animais de estimação no Brasil. A empresa oferece reconhecimento facial no aplicativo, GPS para localização, microchip para veterinários e até mesmo roupinhas com chip, recursos com o objetivo de garantir a segurança dos animais e localizá-los, evitando que se percam. “O mercado cresce dois dígitos por ano, está em plena expansão, e a expectativa é de continuar crescendo cada vez mais. Esperamos que, em 10 anos, o crescimento seja exponencial de acordo com os lançamentos, e que tenhamos muitos animais protegidos através de nossas tecnologias”, finaliza Carlos.

Fonte: Redação Panorama PetVet

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