KãoMix projeta R$ 27 milhões de faturamento em 2025
Rede carioca de pet shops aposta em produtos naturais e expansão regional
A KãoMix, rede de pet shops do estado do Rio de Janeiro, projeta ultrapassar o faturamento de R$ 24 milhões em 2025, atingindo até R$ 27 milhões. Criada em 2009 por Marcelo Gomes e sua esposa, Luzia Gomes, a empresa nasceu de forma despretensiosa, com a compra de uma pequena loja em Duque de Caxias.
Hoje, consolidada como uma das principais redes regionais, a marca atende cerca de 30 mil clientes por mês e aposta em categorias como rações naturais e super premium para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo.
Gomes, que está no setor há 26 anos, deu início à história da KãoMix em 2009, ao adquirir um pet shop para ajudar financeiramente o pai. O que inicialmente seria apenas um apoio familiar se transformou em uma rede estruturada, com unidades de diferentes portes, de 60 a 220 metros quadrados. Hoje, a KãoMix conta com 13 lojas, sendo quatro no Engenho de Dentro, duas em Duque de Caxias e uma em cada um dos seguintes bairros – Jacarepaguá, Brás de Pina, Tijuca, Catete, Jardim Carioca, Cachambi e Recreio dos Bandeirantes

Pet shop carioca aposta em modelo de mini loja em condomínios
Entre as rações naturais e super premium presentes no portfólio da KãoMix, destacam-se marcas como Adimax, Guabi Natural, Biofresh e Premier. Além disso, a rede oferece um mix completo de medicamentos, petiscos, suplementos, brinquedos, acessórios e itens de higiene e beleza.
“O mercado no Rio de Janeiro é muito pulverizado e marcado por desafios de logística, carga tributária elevada e altos índices de violência urbana, que impactam diretamente a operação do comércio”, explica Marcelo. Atenta a esse cenário, a empresa idealizou o projeto KãoMix em Casa, um modelo de mini pet shop 24 horas instalado em condomínios. Embora com faturamento modesto, essa iniciativa cumpre papel estratégico de aproximação e divulgação da marca, já presente em 32 propriedades.

Concorrência e grandes redes
O setor pet no Brasil vive uma onda de consolidação, exemplificada pela recente fusão entre Petz e Cobasi. Para o fundador da KãoMix, esse movimento pode até abrir oportunidades para redes regionais médias e acredita que os negócios já estruturados devem crescer ainda mais, já que há espaço no mercado para ser explorado, especialmente se pequenos e médios pet shops se organizarem.
“Concorrência existe em todo lugar, não há como fugir. Mas, agora, o dono do negócio precisa cuidar ainda mais da própria loja: manter tudo arrumado, pintado e bem apresentado”, avalia.
Outro ponto de atenção apontado por ele é o marketplace, que pressiona os preços dos medicamentos veterinários. “Um produto vendido a R$100 na loja física pode ser encontrado a R$70 em plataformas online. Isso compromete a sustentabilidade de quem depende desse segmento”, alerta.
KãoMix prepara estreia no digital
Além de ampliar a base de clientes no Estado, a rede prepara-se para estrear no e-commerce, buscando atender todo o território nacional. “O digital é uma oportunidade estratégica. Queremos ampliar nosso alcance sem perder a essência do atendimento próximo que sempre fez parte da nossa história”, conclui Marcelo Gomes.
| KãoMix Fundação: 2009 Sede: Duque de Caxias (RJ) Capilaridade: 13 unidades no Rio de Janeiro e KãoMix em Casa presente em 32 condomínios do Estado Faturamento: R$ 24 milhões em 2024 Número de clientes: 30 mil por mês |