As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

IA utiliza sinais vitais de pets para prever desastres

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Sinais vitais de pets
Foto: Freepik

A inteligência artificial (IA) tem utilizado os sinais vitais de pets para prever desastres, como terremotos. As informações foram divulgadas pela Época Negócios.

O projeto chamado Animals Alerts que, em tradução livre, significa “animais em alerta”, utiliza uma coleira inteligente (como se fosse um smartwatch, ou relógio inteligente), para coletar dados de saúde, como pulso, temperatura e padrão de respiração, de diferentes cães.

Com o item, a IA consegue traçar o nível de estresse do pet e comparar com outros dados coletados em momentos antes de terremotos. Em caso de detecção desse tipo de fenômeno, as informações são divulgadas por meio de mensagens em outdoors, mídias sociais e noticiários.

O especialista em gerenciamento de riscos e desastres da Techo Peru, Carlos Guardia Brown, destacou a importância de alertas enviados à população local. “Um aviso prévio e oportuno da Animal Alerts pode ajudar a salvar inúmeras vidas”.

O projeto é uma parceria entre as empresas PetPace e a ServicePlan Group e está em andamento em Lima, no Peru. A região é conhecida por ter a maior atividade tectônica do mundo.

Os cachorros foram escolhidos por apresentarem comportamentos distintos antes de terremotos. Além disso, por serem animais muito próximos ao ser humano, a coleta de dados fisiológicos necessários para alimentar o modelo de IA fica mais fácil.

“Há uma necessidade urgente de abordagens inovadoras para alertar o público antes de um terremoto, especialmente porque a infraestrutura de Lima é extremamente vulnerável à atividade sísmica”, disse Brown.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!