Fabricante de rações investe R$ 15 milhões em logística


Fabricante de rações para pets com sede em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), a Special Dog já investiu este ano R$ 15 milhões na modernização das operações logísticas. E a empresa familiar colhe os frutos, ao alcançar uma média de R$ 1,5 bilhão de faturamento por ano e planejar um novo centro de distribuição em Minas Gerais.
As informações são do O Estado de S. Paulo. Os investimentos em logística destinaram-se especialmente à renovação da frota, hoje composta por 250 caminhões próprios. Desde 2013, multiplicou esse número por cinco.
Em 2021, a receita já havia sido 50% superior ao resultado do ano anterior. Como parte do processo de expansão, a indústria fincou bandeira em Curitiba (PR), seu segundo centro de distribuição. A meta inicial de entregar 500 toneladas semanais já foi superada e hoje atinge 750.
Fabricante de rações mira frota 100% própria
A estrutura da Special Dog está adaptada para distribuir 22 mil toneladas por mês, com foco em pet shops de médio e pequeno porte. Mas em agosto, com apoio de caminhões terceirizados, ultrapassou 25,5 mil toneladas. O objetivo, porém, é gradualmente assegurar uma frota 100% própria. “É diferente quando o meu entregador não só leva o produto, mas também arruma o estoque do cliente e faz uma pilha perfeita”, justifica Everaldo Turcato, gerente de logística e expedição da fabricante.
O executivo ainda enxerga benefícios como a maior produtividade dos motoristas. A média de entregas por condutor dobrou e passou de 12 toneladas para 24 por dia. A eficiência representa uma alternativa à inflação dos caminhões, cujo preço unitário saltou de R$ 300 mil em R$ 530 mil em um ano.
Ampliação da capacidade geográfica
Com o novo centro de distribuição projetado para Minas Gerais, a companhia pretende ampliar a capacidade geográfica no Sudeste, tendo também como alvos os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Outra perspectiva é dar suporte às operações do complexo em Curitiba e viabilizar as operações no Rio Grande do Sul. “A lógica de expansão sempre parte de quanto determinada região já demanda os produtos da fábrica, somado a quanto se pode vender a mais tendo uma base no local”, reforça Turcato.
A Special Dog nasceu em 2001 e tem como proprietária a família Manfrim, especializada no agronegócio e na produção de arroz, café e cereais.
Fonte: Panorama PetVet