
Um grupo que congrega duas distribuidoras pet do Paraná deve faturar R$ 49 milhões este ano, um crescimento de 28,95% em relação aos R$ 38 milhões registrados em 2023. O destaque desse avanço é a Nikko Distribuidora, fundada em 2009 por Fabio Assahi, empreendedor de Curitiba com mais de 25 anos de experiência no setor.
Formado em administração de empresas, Assahi iniciou sua trajetória no varejo, nos anos 2000, onde construiu uma rede de pet shops com seis lojas e uma clínica veterinária, antes de migrar para o segmento de distribuição.
Em entrevista ao Panorama PetVet, o empresário explicou que a decisão de criar a Nikko surgiu da necessidade de um serviço mais humanizado. “Na época, as distribuidoras que me atendiam contavam com um bom mix de produtos, mas éramos carentes de atendimento. Queríamos uma operação que entendesse as reais necessidades dos lojistas, em vez de apenas empurrar vendas”, conta. Esse diferencial foi a base para o sucesso da empresa.
A companhia expandiu a ponto de dar origem a uma segunda empresa. A Renove Distribuidora, inaugurada em 2015, segue o mesmo modelo de negócios. Atende todo o estado do Paraná, com um portfólio diversificado que inclui não só medicamentos e produtos veterinários como também alimentos para animais de estimação.
Com exclusividade na distribuição de produtos de grandes multinacionais, a abertura da segunda empresa foi necessária para evitar conflitos de interesses no território. Juntas, as duas atacadistas empregam 85 colaboradores.
Além de empresário, Fabio Assahi também preside, desde 2010, o Sindicato das Casas Agropecuárias e Pet Shops do Paraná (Sindica-PR), posição que, segundo ele, permite trazer uma visão associativista e comercial, auxiliando no desenvolvimento do mercado local. Ele também optou por reduzir sua rede de lojas para duas unidades localizadas dentro de supermercados, modelo pioneiro há mais de duas décadas.

Distribuidoras pet do Paraná têm 3 mil empresas na carteira de clientes
Juntas, as distribuidoras pet do Paraná operam um CD de 4.800 m², onde armazenam 385 SKUs fornecidos por 40 parceiros. Atualmente, a base de clientes cadastrados ultrapassa 3 mil, sendo 2.200 ativos, incluindo pet shops e clínicas veterinárias.
Sobre o mercado pet, Fabio Assahi avalia que, embora desafiador, oferece muitas oportunidades. “Esse segmento mudou bastante ao longo do tempo. A comercialização dos produtos foi além da simples questão do preço e a oferta exige cada vez mais conhecimento técnico dos times de vendas”, avalia.
Atualização de mercado
Para se manter antenado às tendências globais do setor, Assahi é participante assíduo de feiras como a Global Pet Expo, em Orlando (EUA), e a Interzoo, em Nuremberg (Alemanha).
“Participar desses eventos nos oferece uma visão privilegiada sobre tendências como a popularização de produtos desidratados no Brasil, que já é realidade no Exterior há mais de dez anos. Outros destaques são as proteínas alternativas, como aquelas derivadas de insetos”, conta.
Planos de expansão
Com um mercado em crescimento e boas perspectivas, Fabio Assahi já traçou os planos para o futuro próximo. Para 2025, ele pretende expandir as operações para Santa Catarina e o interior de São Paulo. “O estado de São Paulo representa 40% do mercado pet nacional, sendo que o interior responde por 18% desse total. Se não estivermos lá, não seremos uma distribuidora de alcance nacional”, conclui.