Dia Nacional do Vira-Lata: tudo sobre os pets mais amados do Brasil
Esses pets são os favoritos dos lares brasileiros, segundo o PetCenso 2025


Hoje, dia 31 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Vira-Lata, os famosos pets sem raça definida (SRD), provenientes de uma mistura de raças. Carisma, simpatia e temperamento afetuoso os tornam ícones da cultura brasileira.
Dia Nacional do Vira-Lata: 6 curiosidades sobre esses pets
Por que a cor caramelo se tornou tão comum?
Você já deve ter encontrado um cachorrinho com a coloração caramelo por aí. Esse tom, que pode variar do bege ao dourado, se mostrou mais adaptável aos diferentes ambientes e climas do país. Por isso, é tão comum nos depararmos com esse pet.
Por que esses cães e gatos têm aparência variada?
Por não serem de uma raça específica, pets SRD podem ter diferentes tamanhos, formatos de orelhas, rabos e focinhos.
Eles são mais resistentes a doenças?
Devido à diversidade genética, esses cães e gatos tendem a desenvolver menos doenças hereditárias, o que contribui para uma vida mais longa e saudável.
Mascote não oficializado
Mesmo sem um título formal, muitos brasileiros consideram os vira-latas como o “cachorro nacional”, por estarem presentes no cotidiano e representarem um tipo de patriotismo canino.
Conscientização sobre adoção
A imagem do cãozinho caramelo é facilmente encontrada em abrigos, feiras de adoção e grupos de protetores, como forma de incentivar campanhas de adoção responsável. Seu rosto também representa a luta contra o abandono.
Vira-latas são os pets preferidos dos lares brasileiros
Segundo o PetCenso 2025, levantamento feito pela Petlove, os vira-latas são os preferidos entre cães e gatos no Brasil. A nova edição da pesquisa reuniu 1,8 milhão de pets cadastrados nas plataformas da empresa, com recortes por raça, sexo, idade e espécie.
No ranking de cães, entre as raças definidas, após os SRDs (26%), estão o Shih Tzu (17%) e o Yorkshire Terrier (6%), seguidos por Spitz Alemão (5%), Lhasa Apso (3%), Golden Retriever (3%), Pinscher (3%), Dachshund (2%), Pug (2%) e Maltês (2%).
No universo felino, 86% dos gatos são SRDs, seguidos por Siamês (5%) e Persa (2%), depois Maine Coon (0,7%), Angorá Turco (0,5%), Ragdoll (0,4%), Angorá (0,3%), American Shorthair (0,3%), Bombaim (0,3%) e Brazilian Shorthair (0,3%).