As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

É necessário secar o leite da gata?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Como secar o leite da gata?
Foto: Freepik

Quando uma gata dá à luz, é natural que ela comece a produzir leite para alimentar seus filhotes. No entanto, há momentos em que pode ser necessário interromper essa produção de leite, seja porque os filhotes foram desmamados precocemente ou por outras razões. A seguir, saiba tudo sobre o tratamento para secar o leite da gata e garanta saúde e bem-estar para ela.

Mas, afinal, por que é necessário secar o leite da gata?

Várias razões fazem com que os tutores tenham que secar o leite da gata. As principais são: quando ela perde os filhotes, quando ela é separada deles antes do tempo e quando ela continua produzindo leite mesmo após o desmame.

A produção de leite sem necessidade pode causar desconforto e até mesmo problemas de saúde, como mastite, que é a inflamação nas glândulas mamárias.

Se sua gatinha está lactando mesmo sem filhotes, é necessário utilizar um remédio para secar o leite dela. Mas isso só deve acontecer com orientação de um médico veterinário.

Qual é o jeito correto de secar o leite da gata?

Notícia do portal da Petz explica que o tipo de medicamento para secar o leite da gata é chamado de antigalactogênico, encontrado em lojas especializadas. O especialista de confiança vai saber qual a melhor dosagem, a frequência e a duração do tratamento.

Com relação aos métodos caseiros mais comuns, tutores costumam oferecer chás e ervas para aliviar os sintomas do “leite empedrado”. Mas essas práticas são perigosas e não devem ser feitas, já que não possuem supervisão de um especialista.

Quer ajudar a sua gatinha lactante? Consulte um veterinário e, caso seja recomendado, você pode colocar compressas de água quente. O calor ajuda na dilatação dos vasos, fazendo com que o leite saia mais facilmente.

Mas tome cuidado com a temperatura da compressa, viu? Respeite os limites de sua pet para não prejudicar ainda mais a saúde dela.

Conhece nossa newsletter?

Receba diariamente as principais notícias do mercado Pet e Veterinário

Mais lidos

OUTRAS NOTÍCIAS