Ciplex amplia gestão de 350 clínicas veterinárias e pet shops
Sistema oferece desde controle de prontuário e agendamento de consultas até gestão de internação e planos de saúde próprios


Com 15 anos de atuação, o software Ciplex consolidou-se como uma ferramenta de gestão para o mercado pet, atendendo cerca de 350 estabelecimentos em todas as regiões do Brasil.
Modular e acessível, o sistema oferece desde controle de prontuário e agendamento de consultas até gestão de internação e planos de saúde próprios. Agora, prepara a integração com inteligência artificial para automatizar atendimentos.
Gerson Nunes concebeu o negócio em Brasília (DF) após constatar a carência de soluções tecnológicas completas e acessíveis para pet shops, clínicas e hospitais veterinários. No decorrer dos anos, o sistema evoluiu para atender desde pequenos consultórios até grandes hospitais, com estrutura completa de internação e laboratório.
“Alguns concorrentes oferecem soluções robustas, mas de alto custo. O que fazemos é garantir que clínicas e pet shops tenham acesso a uma ferramenta completa sem comprometer a viabilidade financeira do negócio”, explica Nunes ao Panorama PetVet. Segundo o executivo, o objetivo sempre foi oferecer uma solução prática e adaptável. “Com o tempo, ampliamos as funcionalidades para atender todos os estabelecimentos.”
Ciplex oferece sistema modular para diferentes perfis
O diferencial do Ciplex está no formato modular, que permite adaptar o sistema ao porte e às necessidades de cada cliente. A licença básica contempla o essencial da rotina clínica como prontuário eletrônico, agendamento de consultas, vacinação, exames e cirurgias.
Para clínicas maiores, há módulos que incluem gestão de internação, integração com convênios de saúde pet e até ferramentas que possibilitam a criação de planos próprios. Outro recurso valorizado é a emissão de notas fiscais de serviços e produtos, além da integração com canais de comunicação como WhatsApp e e-mail.
Rede de clientes em expansão
O software atende hoje cerca de 350 estabelecimentos, distribuídos entre 60% clínicas e 40% pet shops, espalhados por todas as regiões do país. Com presença nacional, a empresa oferece suporte remoto e treinamento completo, com materiais em vídeo e artigos, e atendimento via WhatsApp para dúvidas pontuais.
Inovação e planos para o futuro
A Ciplex aposta na implementação de recursos baseados em IA, voltados para automatizar atendimentos e agilizar agendamentos de serviços. A previsão é que as primeiras funcionalidades sejam lançadas nos próximos meses.
A empresa também estuda expandir para mercados internacionais, embora o foco principal siga na consolidação da presença no Brasil.
- CIPLEX
- Sede: Brasília (DF)
- Fundação: 2010
- Clientes: 350 clientes, sendo 60% clínicas e hospitais; 40% pet shops