O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) procurou o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para discutir melhorias no sistema de avaliação dos cursos de medicina veterinária. A autarquia é vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O encontro aconteceu nesta terça-feira, dia 27, e contou com a presença do coordenador-geral de Elaboração de Exames da Educação Superior, Patrício Marinho; a médica veterinária Miliane Moreira Soares de Souza, integrante da Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária do CFMV; o assessor técnico do CFMV, Fernando Zacchi; e a chefe do Setor de Comissões Técnicas do CFMV, Ingrid Atayde.
Durante o encontro, o conselho colocou-se à disposição para colaborar tecnicamente no aprimoramento dos instrumentos utilizados nas avaliações, oferecendo o apoio e a expertise do Sistema CFMV/CRMVs.
“A contribuição do CFMV é muito bem-vinda”
Para o CFMV, uma avaliação bem estruturada é um instrumento fundamental para promover a qualidade do ensino. “Colocamos toda a estrutura do Sistema à disposição do Inep para colaborar tecnicamente na construção de instrumentos que considerem as especificidades da formação em medicina veterinária”, diz o secretário-geral do conselho, José Maria dos Santos Filho.
Já Ulisses Teixeira, diretor de Avaliação da Educação Superior, destacou a importância da aproximação com os conselhos profissionais na construção de políticas públicas eficazes. “A contribuição do CFMV é muito bem-vinda. O envolvimento das entidades que representam as profissões é essencial para garantir que a avaliação dos cursos seja mais aderente às práticas e desafios do mundo real”, comenta.