O canicross é um esporte que envolve a corrida de um cão com seu tutor, podendo ser realizado em qualquer lugar, seja em uma pista de corrida ou em uma trilha num parque em contato com a natureza. Para a realização da atividade física, os pets são atrelados a uma coleira especial, que é conectada ao cinto de corrida do humano. Sendo assim, tanto o tutor quanto o animal de podem correr juntos sem se preocupar com uma possível fuga, se movimentando em total sintonia como uma equipe.
O esporte é original do continente europeu, e surgiu para estimular o físico dos cães de corrida de inverno que durante o verão não se movimentavam tanto, se tornando sedentários. Aos poucos a atividade se popularizou, e deixou de ser apenas uma forma de combater o sedentarismo animal para ser algo apaixonante, praticado por muitas pessoas e até existindo competições anuais pelo mundo. Além disso, praticar canicross é uma ótima maneira de estreitar os laços de afeto entre humano e cão, já que aproxima mais ainda os dois. Gostou? Vamos conhecer melhor sobre esse esporte abaixo.
O que é o canicross?
Bastante semelhante ao cross country, o canicross é uma corrida realizada na maioria das vezes em trilhas, entre humano e cão, que juntos tem de passar por algumas pistas e obstáculos, sendo a posição sempre com a pessoa atrás do bichinho. Não é tão fácil e também pode ser perigoso, e por isso é necessário que os participantes utilizem algumas ferramentas, como o peitoral para cachorro de tração, a guia elástica de até dois metros e um cinto resistente para corrida.
Origem do canicross
O skijöring é o esporte que originou o canicross, o qual consistia em cães e cavalos carregarem esportistas de esquis. Por ser uma atividade de inverno, durante o verão os cães ficavam afastados e o sedentarismo imperava, e para manter o condicionamento físico surgiu a ideia de amarrar o colete de tração do cachorro ao cinto do atleta por uma corda, continuando os treinos até no calor. A prática apresentava benefícios aos cães, e nos anos 80 foi oficializado como esporte pelos franceses, se espalhando pelo resto da Europa e para o mundo no fim dos anos 90.
Prática do canicross demanda cuidados
O esporte pode ser praticado também com ou sem bicicleta, e é de suma importância que o cão sempre saiba atender aos chamados do tutor. Não sendo desta maneira, o canicross é dificultado porque é o próprio cão que deve guiar o trajeto da corrida. Sendo assim, procure um adestrador ou treinador de canicross para que seu cão esteja preparado para praticar o esporte sem correr riscos e esteja apto.
É completamente necessário que a corrida seja feita com os dois se respeitando e entendendo o quanto seu parceiro aguenta, e por isso a compreensão do cão é muito importante. No caso de sedentarismo, inicie praticando pequenos trajetos até que esteja preparado para as corridas maiores. Sempre prefira ambientes abertos como praia e trilhas para realizar a atividade, evitando muito sol para garantir a saúde das patas do animal.
Benefícios do canicross para cães e humanos
A prática do canicross pode ser um belo ponto de partida para o cão e o humano darem início às atividades físicas regulares, e melhor ainda, de forma prazerosa. Além do já citado em relação aos laços criados entre animal e tutor no esporte, ele estimula o trabalho em equipe de ambos e também reforça o adestramento, podendo ser ótima maneira de gastar a energia de cães que necessitam bastante.
Confira mais benefícios do canicross:
- Combate a obesidade
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Diminui o estresse
- Melhora o comportamento animal
- Condicionamento físico.
Quais cães podem praticar canicross?
Apesar do fato da importância para a prática do canicross, tanto para os cães quanto para os humanos, a atividade física não é totalmente recomendada para todas as raças. Por exemplo, cães braquicefálicos não podem por conta dos problemas respiratórios gerados pela má formação dos ossos do crânio. Pets pequenos também não são dos mais interessantes para participar, seja pela pouca força ou pelo tamanho.
Veja a lista dos melhores cães para canicross:
- Husky siberiano
- Pastor alemão
- Doberman
- Boxer
- Labrador
- Golden retriever
- Border collie
- Weimaraner
- Dálmata.
Principais campeonatos de canicross
Atualmente as competições de canicross estão consideravelmente populares, em corridas que variam de 2 a 8 km. No Brasil os campeonatos de canicross mais famosos são o Cani Fest e o Rocky Mountain Games. Apesar de não ser específico para o esporte, o segundo tem uma disputa do esporte durante a programação. Enquanto isso, ao redor do mundo, o torneio que mais se destaca como principal é o Canicross World Championship