Alguns dos cães com as mordidas mais fortes do mundo podem ser surpreendentes. Não apenas pela força na mandíbula desses animais, mas também por algumas personalidades não condizentes com a primeira impressão transmitida por eles. Por exemplo, surpreende ouvir que o segundo cão com a mordida mais forte do mundo pode ser um ótimo companheiro e amigo da família, não é mesmo?
A força geral dos cães pode ser baseada em diversas maneiras, que incluem o peso médio e tamanho da raça, e principalmente, a potência da mordida. Dessa forma, é difícil determinar perfeitamente o ranking, porém muitos estudos indicam o estrago que um cachorro pode causar se quiser. Hoje, apresentaremos os cinco cães com as mordidas mais fortes e como são determinadas essas medidas.
Mordidas mais fortes são determinadas pelo PSI
As mordidas mais fortes são determinadas por meio do PSI, termo inglês que abrevia Pounds per Square Inch, que equivale a Libras por Polegada Quadrada. Sendo assim, o cachorro que exercer a maior pressão no fechamento da mandíbula em relação a algum objeto terá o PSI mais elevado, o determinando como o cão com a mordida mais forte do mundo.
Há alguns fatores que interferem no PSI dos cães, sendo eles o tamanho e o formato do crânio, dores associadas a doenças bucais e doenças influentes nos músculos responsáveis pela mordida.
5 cães com as mordidas mais fortes do mundo
- Kangal
O kangal é o cão com a mordida mais forte do mundo, esbanjando uma força de mordida de 746 PSI. A raça de cão gigante é capaz de exercer uma enorme pressão no fechamento das mandíbulas, além de contar com um físico invejável, bastante musculoso e atlético. Pesa aproximadamente 60 kg e pode alcançar 78 cm de altura.
Por conta de todos os quesitos citados, o kangal é considerado por muitos o cão mais forte do mundo, e até por isso é um guardião de rebanhos. Porém, como dito no início da matéria, alguns desses cães com as mordidas mais fortes podem nos surpreender, e o animal original da Turquia em boa parte do tempo se destaca como um ótimo amigo, leal a família e inteligente, apesar de um pequeno excesso de superproteção as vezes.
- Cane corso
Apesar da já conhecida personalidade dócil e protetora do cane corso, o cão figura como o segundo cão com a mordida mais forte do mundo. Muito raramente esquecido nas listas de cães mais fortes e temidos, a raça italiana é detentora de uma força de mordida que chega a 700 PSI. Também pesa cerca de 50 kg, com altura de até 70 cm, o que deixa claro que não vale a pena brincar com a família de um cão desses.
Descendentes do mastiff italiano, esses cachorros são bastante parecidos com o kangal, primeiro colocado da lista. Não tem a aparência parecida, porém a personalidade, as medidas e a força de mordida
- Tosa Inu
Uma raça de cão super rara e que conta com uma das mordidas mais fortes da família canina é o tosa inu. Originais do Japão, esses cachorros tem uma personalidade mais discreta em relação aos outros dessa lista, porém um tamanho nem um pouco: normalmente pesa 60 kg, podendo alcançar a marca dos 100 kg.
Também conhecido como mastim japonês, tem força de mordida avaliada em 556 PSI, o que o torna o terceiro cão com a mordida mais forte do mundo. São mais reservados e estão prontos para proteger seus leais a qualquer custo, já que é um bom companheiro com sua família.
- Dogue de Bordeaux
O carinhoso dogue de Bordeaux figura como mais um dos cães com as mordidas mais fortes do mundo. Seu porte físico musculoso e imponente evidencia que é um dos cães mais poderosos, pesando até 50 kg e medindo até 68 cm. Já o PSI também é bastante elevado, empatando com o tosa inu em 556 pontos.
São originais da França, onde foram utilizados por muito tempo para caça de grandes animais e proteção. Cães raros em território brasileiro, os dogues de Bordeaux são bastante comuns em famílias ao redor do mundo já que não são difíceis de lidar, sendo bastante leais e carinhosos, mas sempre com o alerta ligado para estranhos.
- Mastim Inglês
A última raça figurante da nossa lista de cães com as mordidas mais fortes do mundo é o mastim inglês. Apesar do tamanho enorme e do PSI avaliado em 552, este mastim é super brincalhão e são ótimos parceiros de vida, seja para famílias ou para pessoas sozinhas.
No início, foram durante bom tempo utilizados para combates com animais selvagens. Até por isso, sua mandíbula tem uma força absurda e físico forte, o que o faz aparecer como o quinto cão com a mordida mais forte do mundo.