Cachorro pode ficar gripado?
Os pets, assim como os humanos, podem ficar doentes. O cachorro, por exemplo, pode ficar gripado quando entra em contato com o vírus da gripe canina. Essa transmissão normalmente acontece entre animais que vivem juntos. Pensando nisso, o Panorama PetVet mostra os principais sintomas e como tratar a doença.
Sintomas de que o cachorro está gripado
Os sintomas da gripe em cachorros são semelhantes aos resfriados em humanos. Os principais sinais são espirros, coriza, irritação nos olhos, dificuldade em respirar ou respiração acelerada, fraqueza, falta de apetite e febre.
Mas no caso dos cães, a atenção deve ser dobrada. A gripe canina pode ser muito perigosa em filhotes, adultos ou bichinhos com algum problema de saúde.
Tratamento da gripe nos cachorros
Quando reconhecer algum dos sintomas no seu peludo de quatro patas, é fundamental que busque ajuda de um médico veterinário de confiança, que poderá fazer um diagnóstico e prescrever o tratamento com medicamento mais adequado.
É importante saber ainda que não se deve oferecer remédio de humano para os animais, que, ao invés de ajudar o pet, podem piorar a situação, prejudicando o fígado ou o estômago do cãozinho. Veja aqui os dez medicamentos proibidos para cães e gatos.
O que fazer para ajudar cachorro gripado?
Para manter seu pet bem, é recomendado que:
- Mantenha seu cachorro hidratado
- Estimule a alimentação com ração de qualidade
- Não deixe seu pet pegar chuva
- Não leve o animalzinho para passear em horários de baixa temperatura
- Dê os medicamentos no horário e tempo determinado pelo veterinário
- Higienize os espaços e acessórios do cão
- Mantenha o calendário de vacinas em dia
- Faça visitas frequentes ao veterinário para check-ups