As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Por que alguns pets são alérgicos a seres humanos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Alguns pets são alérgicos a seres humanos?
Foto: Freepik

A relação entre humanos e seus companheiros peludos é repleta de amor e carinho, mas também pode trazer alguns desafios. Assim como muitas pessoas são alérgicas a animais, alguns pets são alérgicos a seres humanos. A seguir, saiba mais sobre a condição e as opções de tratamento.

Por que alguns pets são alérgicos a humanos?

A dermatologista veterinária Heather Edginton, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, esclarece que as alergias em cães e gatos são tipicamente classificadas em três categorias principais: pulgas, alergias alimentares e alergias ambientais. A alergia aos seres humanos é considerada uma forma de alergia ambiental, disse ela ao portal WordsSideKick.com.

Como identificando a alergia a humanos

De acordo com o texto, a dermatite atópica é o sintoma mais comum de alergia de cães e gatos aos seres humanos, desencadeando uma intensa coceira nos animais.

“Quando fazemos testes de alergia [em cães ou gatos], descobrimos que eles geralmente são alérgicos a 12 ou mais coisas ao mesmo tempo, e os humanos costumam ser apenas uma delas”, disse a docente.

Opções de tratamento

O tratamento para alergias em pets pode variar, mas geralmente inclui o uso de anti-histamínicos preventivos. No entanto, segundo Edginton, esses medicamentos podem ser eficazes em cerca de 30% dos casos.

Outra alternativa são os esteroides orais, que, em cães, mostram-se mais eficazes do que os anti-histamínicos em crises alérgicas agudas. Porém, esses medicamentos podem apresentar alguns efeitos adversos, como letargia, respiração ofegante e aumento do apetite.

Injeções contra alergia: uma alternativa promissora

Uma técnica que tem se mostrado promissora é a aplicação controlada de alérgenos, sendo aproximadamente 60% eficaz em cães e 78% em gatos.

Semelhante à imunoterapia em seres humanos, a ideia é treinar o sistema imunológico do animal para que ele se torne menos reativo aos estímulos alérgicos.

Mas se seu cãozinho ou gatinho passa por dificuldades com alergia, lembre-se que a consulta veterinária é sempre a melhor opção.

Mais lidos

OUTRAS NOTÍCIAS