Tal como os humanos a gestação de cachorro também é um período sensível para a cadela prenhe e demanda cuidados especiais do tutor. A fêmea precisa de ajuda para ter um parto tranquilo. Os sintomas mais visíveis da gravidez canina são falta de apetite, sonolência, inchaço das mamas, ganho de peso e alterações no comportamento.
Para confirmar a gestação do cachorro a consulta ao veterinário de confiança é o caminho mais seguro. Além do exame físico, o especialista fará exames de raio X e ultrassonografia para determinar se realmente a cadela está grávida e há quanto tempo ou se a gravidez é psicológica (pseudociese). Ele também poderá verificar o quadro geral de saúde da “paciente”.
Gestação do cachorro é curta e exige dieta equilibrada
A gestação do cachorro dura, em média, de 58 a 68 dias, mas pode variar de acordo com a raça, o porte e a saúde do pet. O importante é que, durante esse período, o tutor redobre os cuidados com o animal. Uma dieta equilibrada é o ponto mais importante. A qualidade da ração, rica em nutrientes, vitaminas e minerais, faz toda a diferença.
Nessa fase, é necessário reforçar o bem-estar da futura mamãe para que os filhotes nasçam fortes e saudáveis. Um simples descuido pode acarretar ganho excessivo de peso ou subnutrição. Por isso, a orientação do veterinário é primordial. Exercícios físicos comedidos e passeios mais curtos são o ideal já que a cadela se cansa com muito mais facilidade na gestação.
Caso a pet apresente algum problema de saúde durante a gravidez, é apenas o veterinário que deverá prescrever a medicação. Administrar qualquer substância ao pet por conta própria representa alto risco de erro na dosagem e na escolha do remédio, o que poderá comprometer a saúde dos filhotes vindouros.
Como saber a hora do parto?
E como se faz para saber o momento exato do parto? Esta é uma pergunta difícil de responder, mas há algumas técnicas que podem ajudar o tutor a prever a hora da cadela dar à luz. Uma delas é criar um calendário para acompanhamento da gestação. Logo que se perceba os sinais da gravidez canina, leve a cadela ao veterinário. A partir da confirmação da suspeita e do tempo de prenhez, é possível estimar a data a chegada dos filhotes e, assim, deixar tudo preparado.
À medida que a hora se aproxima, a cachorra começa a apresentar determinados comportamentos como ficar mais reservada e escolher cantinhos da casa para repousar. São os indícios de que ela busca um local ideal para trazer os filhotes ao mundo. Outro sinal é que ela passa a recusar ração e perde o apetite em um período que varia de 24h a 12h antes do início do trabalho de parto.
O parto em si é um procedimento similar ao que acontece com os humanos. As contrações ocorrem em intervalos cada vez menores até o rompimento da bolsa. O processo pode durar até nove horas e a melhor maneira de ajudar a cadela nesse momento é garantir que ela tenha total privacidade e esteja tranquila. Fechar as janelas para evitar corrente de ar e não permitir a presença de outros pets e crianças no mesmo ambiente são medidas que denotam respeito, carinho e acolhimento a ela e à ninhada.