Meu cachorro pode comer ovo?

Meu cachorro pode comer ovo? Essa pergunta sempre mobiliza tutores de pets. Uma dúvida recorrente é se itens do cardápio da família, como ovo, pode ser adicionado ao prato do animal. A boa notícia é que sim. O alimento não faz mal aos pets e é um ótimo aliado à dieta canina, já que contém vitaminas, proteínas e aminoácidos essenciais.
Meu cachorro pode comer ovo? Conheças as propriedades saudáveis do ovo
Meu cachorro pode comer ovo? Saiba que esse alimento é rico em fósforo, ferro, selênio, cálcio, vitaminas A e do complexo B, D e E. As proteínas são facilmente digeridas pelo animal. Além de ter gordura saudável, traz uma substância, o triptofano, que ajuda a manter os pets mais calmos.
É sempre bom lembrar, porém, que apesar de todos os benefícios, é um ingrediente complementar à dieta. Por isso, é necessário equilibrar a quantidade e a frequência com que é oferecido ao cão. O recomendado é dar um ovo duas a três vezes por semana. Se for um ovo grande, corte pela metade.
Ovo cru, cozido ou mexido?
Ele deve ser introduzido gradativamente para que o cãozinho se acostume ao sabor e o sistema digestivo possa se adaptar ao novo alimento. O modo de preparo merece cuidados também. Se for cozido, espere esfriar. O animal pode comê-lo puro ou misturado à ração para deixá-la mais palatável.
Ovo mexido também é uma boa opção, desde que seja preparado sem óleo e temperos. Sal, pimenta, cebola e alho contêm substâncias tóxicas para caninos. E, a não ser que se saiba a procedência do produto, ovo cru deve ser evitado. Como não passa por fonte de calor, há o risco de infecção pela bactéria Salmonella, que causa distúrbio intestinal.
Quando o ovo não é recomendado
Para cães com alguma constipação, o ovo torna-se um alimento prejudicial. Cachorros com tendência à obesidade ou insuficiência renal, por exemplo. No primeiro caso, embora a gordura do ovo seja saudável, com baixo nível de colesterol ruim, é um alimento bastante calórico e leva o animal a ganhar peso e elevar o risco de doenças cardíacas.
E a grande quantidade de fósforo contida no ovo causa danos aos que sofrem de doenças do rim. O mais indicado para tutores que decidem diversificar e agregar mais qualidade à dieta de seu pet é consultar o veterinário de confiança. É profissional que saberá fornecer a orientação mais precisa para a saúde e o bem-estar dos cães de estimação.