É importante que o tutor saiba tudo sobre como proporcionar o melhor primeiro banho possível para seu cachorro. Isso porque, nessa fase da vida, geralmente os cães são bastante agitados, frágeis, e nunca passaram por um momento como o de se limpar, podendo ficar assustados. Sabendo disso, algumas recomendações devem ser seguidas para o melhor proveito possível do animal de estimação. Como é um momento de muita novidade, sendo cada caso uma surpresa para o tutor e para o pet, separamos alguns passos a serem seguidos para fazer tudo da melhor maneira e não errar no banho de seu filhote. Vamos conferir?
Passo a passo do primeiro banho no cachorro
- Tenha os produtos específicos em mãos
Para iniciar de maneira correta, é necessário que o primeiro banho do seu pet tenha os produtos adequados e com os destinos corretos para a melhor lavagem e o início de um costume do animal. Reúna shampoo específico, toalha de banho, sabonete, secador, e tudo que for necessário para deixa-lo o mais limpinho possível. Tenha em mãos uma escova para o pelo e outra para os dentes, que também devem ser pontos importantes no ritual completo do banho.
Cada tipo de pet requer um tipo diferente de produto. Então, eles devem ser escolhidos de acordo com a raça, tamanho, pelo e outras particularidades do animal de estimação. Deve ser levado em conta também se o cachorro tiver alguma condição específica de saúde, por exemplo, alguma alergia. Se o animal não estiver apto a usar tal shampoo, é necessário buscar por um ideal.
O ideal é que o primeiro banho seja dado depois de 2 a 3 meses de vida, pois é a idade em que desenvolvem uma proteção contra as temperaturas “quentes” do banho. Também é válido lembrar que ele deve ser dado em casa, já que as vacinas ainda não estão 100% em dia para leva-los em outro lugar para se limparem.
- Deixe a temperatura morna
É super importante que o tutor não deixe a água muito quente. Deve estar em temperatura morna, adequada para um primeiro banho em filhote. Também se preocupe em não deixar tanto vento atingi-lo, já que isso pode gerar um contraste e levar alguns problemas para a saúde do animal. Também se lembre de tampar o ouvido do pet com um algodão, de maneira a não deixar nenhuma partícula de água adentrar no local e nem causar inflamações ou incômodos.
Agora sim o tutor já pode espalhar o shampoo específico pelo corpo do animal, deixando agir, e pronto para enxaguar. Pode ser utilizado até condicionador. Opte por coisas que sejam essenciais de acordo com as exclusividades do seu cachorrinho.
- Seque o cão corretamente
Muitos tutores não veem na secagem a mesma importância do restante do banho. Mas talvez, esse seja o ponto principal do primeiro banho no cachorro. Secar o cão de maneira correta evita a proliferação de fungos e outros probleminhas e doenças na pele do animal, que não devem ser nem cogitadas – ainda mais enquanto filhotes.
Agora que entra o secador, já comentado acima. Não apenas a toalha será fundamental para a secagem do animal. Com ela você tirará o excesso de água, com o aparelho deixará o animal completamente seco, sem mais riscos. Lembrando, o vento do secador deve estar frio, nunca quente para não queimar a pele do cachorro. E também não deve ser feito em locais onde o animal possa pular para fugir e se machucar, então trate de acalma-lo e sempre escolher um lugar bom para tal.
- Escove os pelos do cachorro
Para finalizar o processo do primeiro banho, é indicado que o tutor escove os pelos do filhote. Se a pelagem for longa, busque por uma escova de pinos, que consiga desembaraçar os pelos sem problemas. No caso dos cães de pelo curto, o mais indicado é utilizar uma escova de cerdas, pois atende melhor escovações mais leves. Tendo um cachorro mais peludinho, é importante que a lavagem seja finalizada com condicionador para auxiliar na escovação, e os pelos fiquem brilhantes, sedosos e não embaracem.
- Mostre que ele fez um bom trabalho
Primeiro banho finalizado, chegou a hora da parte legal para o cão. Dê um petisco para o cachorrinho, desta forma ele entenderá como uma recompensa de que fez uma boa ação em tomar banho, enaltecendo seu bom comportamento. Escolha um snack delicioso para o animal, mas também nutritivo. Assim sendo, ele não hesitará mais em tomar banhos, se acostumando aos poucos com essa necessidade.
Seguindo esses passos, com certeza o cão não verá a sequência dos banhos como algo ruim. Na próxima vez que o tutor buscar por lhe proporcionar essa necessidade, o cachorrinho entenderá que fez algo bom e irá fazer novamente para ficar cheiroso, ou quem sabe, para ganhar um petisco diferente.