Atenção! Conheça os 10 cães mais bravos do mundo

Muitas vezes levamos em consideração apenas o livro pela capa para apontar os cães mais bravos do mundo. Características físicas, ocorrências comuns e problemas de socialização ajudam a indicar que alguns tem maior potencial de reatividade do que outros. Mesmo assim, é válido dar ênfase ao adestramento positivo e o costume de viver em sociedade desde filhote, que podem diminuir a incidência de diversos desses pets e os transformarem em cães de ótimas personalidades.
Se questiona muito sobre o nível de braveza de um cão ao soma-lo a família. Geralmente, a preocupação da relação do animal com o resto da família com o passar dos anos é constante, principalmente quando há bebês ou crianças. Fato é que não dá para ter 100% de certeza de qual cão será mais bravo ou mais tranquilo, já que tudo depende da maneira como é criado e de como ele convive com os membros da família. Por exemplo, um pitbull adestrado e acostumado desde filhote provavelmente terá uma personalidade muito mais dócil do que a de um maltês que não foi bem criado.
10 cães mais bravos do mundo
Confira a lista abaixo com os 10 cães conhecidos por serem mais bravos ao redor do planeta.
- Pitbull
O grupo dos pitbulls carrega a fama de ser um dos cães mais bravos do mundo pelas características físicas e ocorrência de acidentes com outros cachorros, tendo raças banidas em diferentes lugares do mundo. Infelizmente, muitos não sabem que o pet pode ser dono de uma personalidade especial, sociável, alegre e dócil, tudo depende apenas de sua criação e socialização para que fique bem no futuro.
- Rottweiler
O rottweiler é, muitas vezes, considerado inadequado para famílias com crianças e bebês, já que são donos de um instinto protetor aguçado e podem ter ações indevidas em algumas ocasiões. De acordo com sua criação, existência de adestramento nos primeiros meses de vida e convívio com familiares, ele poderá se apresentar de diferentes formas. Ele pode ser gentil, maleável e tranquilo, se adestrado com esse intuito, ou literalmente um cão de guarda feroz, se for treinado para isso.
- Dobermann pinscher
O tamanho, a velocidade e a força do dobermann são responsáveis por causar medo em qualquer um. São donos de características físicas intimidadoras e, realmente, podem ser. Porém, entram no grupo dos cães mais bravos que são muito leais e próximos aos tutores, e até por conta disso tornam aguçado seu instinto de dominância e proteção. Se treinados e socializados desde filhotes, os dobermanns podem ser brincalhões, dóceis e gentis.
- Husky siberiano
Geralmente, os huskies são tranquilos e não há tanta preocupação quando comparado a outros cães desta lista. Da mesma maneira, é necessário ressaltar que o mau treinamento e a não socialização ou inadequada fazem com que se tornem teimosos e bravos. O adestramento pode ser difícil nessa raça, já que dificilmente aceitam seguir ordens, além de um instinto caçador aguçado e que pode soar como agressivo.
- Chow chow
O famoso cão da língua azul pode ser um dos cães mais bravos do mundo, especialmente porque é considerado um cão independente e que não gosta tanto de companhias. Muitas pessoas não sabem disso e acabam invadindo o espaço do animal, e por isso a reatividade nesses cachorros é tão constante. Há ocorrências de acidentes com crianças que não fazem ideia de que o chow chow não gosta de muito contato e acabam causando algo grave por conta do tamanho.
- Pastor alemão
Tradicional cão policial, figurante de filmes de cachorro e conhecida também por ter um lado agressivo, o pastor alemão é bastante popular no Brasil e no mundo e pode ser muito obediente caso adestrado para isso. Por ter muito apego e lealdade à família ou a quem se considerada fiel, pode ser agressivo para defender as pessoas em sua volta, entrando na lista dos cães mais bravos.
- Dogo argentino
Apesar de não ter a mesma braveza esperada ao se deparar com seu exuberante porte físico robusto, forte e cheio de agilidade para se movimentar, o dogo argentino não é tão agressivo com humanos, tendo maiores incidências com outros animais. Sua linhagem se deu através de diversos cruzamentos para formar um cachorro potente na caça de animais e na proteção à família, e por isso muitas vezes é colocado como um cão tão bravo.
- Akita
Originalmente, o japonês akita é um cão de caça da zona rural do país. São cães com relações muito fortes com suas famílias, tendo uma dificuldade de entrosamento com estranhos até por conta disso. Pelo instinto caçador, pode acabar tendo um interesse alto em ir atrás de presas, envolvendo alguns acidentes e dificuldade no adestramento.
- Fila brasileiro
O fila é um dos cães mais bravos do mundo e que está no conhecimento do brasileiro como poucos. São ótimos cães de guarda, e surgiram do resultado do cruzamento entre cachorros da Europa enquanto a colonização ocorria no Brasil. É um cão bravo, mas muito apegado a seu tutor, mas visto como potencialmente perigoso pelo tamanho e porte físico.
- Chihuahua
Para finalizar a lista dos cães mais bravos, nada melhor do que incluir o pequenino chihuahua no grupo. Apesar do tamanho minúsculo, são enormes na braveza, donos de um temperamento complicado e bastante escandalosos. Caso se sintam ameaçados, ou se verem seus familiares em perigo, não titubearão em morder. Obviamente, não causam acidentes tão graves, mas deve ter cuidado quando há crianças ou bebês na família.