Projeto propõe dedução de despesas com pet no Imposto de Renda
Projeto é uma tentativa de reduzir gastos com cuidados veterinários e combater abandono de animais por questões monetárias

Projeto é uma tentativa de reduzir gastos com cuidados veterinários e combater abandono de animais por questões monetárias
Um projeto de lei que inclui despesas com pets entre as deduções permitidas no Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) foi apresentado na Câmara dos Deputados.
Segundo o parlamentar Rodrigo Gambale (Podemos-SP), a medida pretende aliviar os custos com cuidados veterinários, além de incentivar a posse responsável de animais de estimação. As informações são do InfoMoney.
“O estímulo à adoção, à posse responsável e aos cuidados veterinários por meio do benefício tributário proposto não é somente uma política de proteção animal, mas também uma medida de saúde pública”, afirma Gambale na justificativa do projeto.
A proposta propõe que gastos com alimentação adequada, abrigo, vacinação e consultas veterinárias possam ser abatidas do IR, seguindo o mesmo padrão de outras despesas médicas. Essa medidas ajudariam também a diminuir o abandono de animais por questões financeiras.
Mais do que a preocupação com a questão monetária, o deputado também argumenta que esse projeto pode beneficiar a saúde pública. Para ele, com a aprovação dessa lei, o cuidado preventivo seria mais comum, ajudando a reduzir zoonoses, doenças que têm alto custo para o sistema público de saúde.
Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, produz notícias do setor e para as seções Lançamentos e Vaivém.
Juliana de Caprio possui 68 conteúdos publicados no Panorama Pet&Vet. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.