As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Tudo sobre o cio das gatas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Cio das gatas

As dúvidas sobre o cio das gatas são frequentes para tutores, donos de pet shop, profissionais e pessoas envolvidas com o mundo animal. Que é um momento conturbado para o gato e para a família, em que o felino deseja fugir a todo momento e muda seu comportamento, é fato. Hoje vamos além, e entender melhor a situação, sua durabilidade, como identificar e muito mais.

Como identificar o cio das gatas?

O cio é identificado pelo comportamento, que diferente do comum solitário e reservado, se torna chamativo. Isto é, precisa de atenção do sexo oposto para acasalar. Se esfregam em outros gatos, andam rebolando, miam mais forte, se demonstram exibidos e ficam na tradicional posição de cópula, expondo as partes íntimas.

Primeiro cio

Normalmente, o primeiro ciclo estral – ou reprodutivo – da gata acontece até o décimo mês de vida, momento em que chega na puberdade, podendo variar de acordo com a raça e o peso. Por exemplo, gatos de pelo longo levam mais tempo para chegar a este momento, como o persa, que pode demorar 18 meses. Enquanto isso, os de pelo curto, como o siamês, levam o tempo normal, de 8 a 10 meses.

Quanto tempo a gata fica no cio?

O cio da gata acontece com intervalo entre 2 a 3 meses, variáveis de acordo com a época. O período é dividido em quatro fases:

  • Proestro: Dura apenas os dois primeiros dias, e as fêmeas mudam seu comportamento. Urinam mais, se esfregam em coisas, soltam efeitos sonoros diferentes e praticam a posição de cópula, mas ainda não dão oportunidade ao macho.
  • Estro: Seu comportamento se aflora, miando mais fortemente e permitindo a aproximação dos machos. A fase dura de 4 a 6 dias se a gata acasalar, se não, até 14 dias.
  • Diestro: Dura mais 15 dias se a gata não tiver engravidado.
  • Anestro: Fim da fase, em que o comportamento se regula e os hormônios não são mais produzidos.

Quanto tempo após a gravidez a gata entra no cio novamente?

No primeiro mês com os filhotes, a mãe ainda exerce uma relação de muita proximidade, proteção e amor. Após isso, as crias começam a se desenvolver e ficar menos dependentes, e então a gata já fica pronta para entrar no cio novamente.

Não é possível ter uma certeza de quando a gata entrará no cio novamente, mas é fato que, a partir desse momento, já está biologicamente preparada de novo.

Gatos machos entram no cio?

Os gatos machos entram no cio, apesar de não se tratar de um período fixo como o das fêmeas. O felino também muda seu comportamento, ficando mais arisco, fortificando seu miado, fugindo de casa constantemente por revolta e demarcando território urinando em vários lugares.

O gato macho está sempre pronto para acasalar, então depende da permissão da fêmea, que também deve estar no período certo do cio, para seguir com o processo.

O que fazer para ajudar no cio?

Existe uma vacina para o cio de gato, mas que não é totalmente aconselhada, já que possui efeitos colaterais que podem prejudicar na integridade do animal. Os principais efeitos que podem surgir são infecções comuns e graves e tumores, tanto no útero quanto nas mamas.

O que vale a pena é realizar a castração, já que ajuda na fase do cio, acabando com o período conturbado para os tutores e para o bichano, evita doenças relacionadas, e controla o acelerado crescimento da espécie.

Fonte: Redação Panorama PetVet

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS