Setor de pet food registra quase 7% de alta em nível global
Análise de empresas globais de capital aberto aponta recuperação do segmento


O ano passado marcou uma recuperação importante para o setor de pet food. Segundo relatório da Cascadia Capital, banco de investimentos que acompanha o desempenho de ações de empresas globais do setor, o faturamento das companhias listadas em bolsa cresceu 6,9% em relação a 2023 – salto considerável frente aos 1,9% registrados no ano anterior. Mas a análise por companhia indica variações expressivas.
O documento revela que os investidores estão atribuindo maior importância à lucratividade do que ao crescimento acelerado – reflexo do amadurecimento do mercado e da busca por eficiência operacional. A redução da pressão nas cadeias de suprimentos e o impacto positivo dos reajustes de preços oficializados nos anos anteriores também contribuíram para essa performance.
A Freshpet foi um dos destaques do ano, com crescimento de 27% em vendas líquidas, que alcançaram US$ 975 milhões (R$ 5,4 bilhões). A fabricante acumula sete anos consecutivos com aumento superior a 25% nas receitas. No entanto, o ritmo de crescimento mais lento no início deste ano provocou uma leve retração no valor de suas ações.
Já a Purina PetCare apresentou um avanço mais modesto, de 2,3%. A companhia foi impactada pela maior concorrência promocional. Apesar disso, ganhou market share em regiões estratégicas e reforçou atuação em mercados emergentes com ao adquirir participação minoritária na indiana Drools Pet Food.
A J.M. Smucker também teve crescimento moderado, mas que foi possível graças ás marcas Meow Mix e Milk-Bone, rações respectivamente voltadas a gatos e cães. A General Mills, por outro lado, registrou queda de 8% nas vendas líquidas do segmento pet no quarto trimestre de 2024, apesar do aumento da lucratividade. Já a sueca Swedencare obteve evolução de 7% no primeiro trimestre de 2025, mas viu suas ações recuarem 28% ao longo do ano.