As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Maior rede de pet shops da Europa supera 2,1 mil PDVs

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

PET SHOPS DA EUROPA
Foto: Divulgação

A maior rede de pet shops da Europa nasceu na Alemanha, mas desbravou o continente e já gerencia mais de 2,1 mil lojas em 13 países. A Fressnapf soma 34 anos de operações e emprega cerca de 18 mil profissionais. Na quinta reportagem da série que destaca as principais varejistas do mundo, o Panorama PetVet conta a trajetória do grupo sediado em Krefeld, na região de Düsseldorf.

A história do grupo remonta a 1990, após o senso empreendedor do jovem Torsten Toeller, hoje com 58 anos. O empresário visitou os Estados Unidos no fim da década de 1980, onde encontrou superlojas de produtos para animais de estimação e decidiu que o conceito merecia ser implementado em sua cidade natal.

Ao inaugurar o primeiro PDV, a seleção de itens à venda não agradou aos clientes. Determinado a reverter essa situação, Toeller vendeu seu carro para levantar dinheiro, investiu em mais estoque e adotou uma estratégia focada em descontos agressivos. A aposta valeu a pena e, em 1992, a Fressnapf passou a apostar no sistema de franquias. Seis anos depois, a centésima loja foi inaugurada na cidade de Dortmund. Atualmente, a companhia mantém quase mil unidades em território alemão.

Consolidada em seu país de origem, a rede deu os primeiros passos rumo ao Exterior em 1997, com a chegada à Áustria e à Suíça. Agora, as lojas de produtos para pets estão presentes também na Bélgica, Dinamarca, França, Hungria, Irlanda, Luxemburgo, Polônia e Romênia. Como parte do modelo de expansão, a companhia adquiriu a participação majoritária do Grupo Arcaplanet, na Itália, com 500 lojas; e do Grupo Unconditional, com 30 unidades na Croácia. Nos locais onde o alemão não é a língua predominante, a marca opera sob o nome Maxi Zoo.

Maior rede de pet shops da Europa busca conexão com startups 

Pouco mais de dez anos após a expansão internacional, em 2008, a maior rede de pet shops da Europa entrou para o clube das empresas bilionárias. E exatamente uma década depois, superava a barreira dos 2 bilhões de euros (cerca de R$ 12 bilhões).

A receita de 2023 já ultrapassou 3,5 bilhões de euros (R$ 18 bi), sendo que quase 10% é resultante da operação de e-commerce, que movimenta 329 milhões de euros (R$ 1,9 bi). Como parâmetro, a maior rede de pet shops do Brasil, fruto da fusão entre Petz e Cobasi, faturou R$ 6,9 bilhões em 2023.

Em entrevista à GlobalPets em 2019, quando o grupo estava prestes a completar 30 anos, o fundador destacou que “os sucessos de hoje não são garantia para o futuro, o que exige que a inovação sempre integre a estratégia empresarial”. Toeller afirmou ainda que é essencial ser um solucionador de problemas e oferecer serviços que facilitem a vida dos tutores.

Para viabilizar esse objetivo, o conglomerado criou um laboratório de inovação com orçamento próprio para desenvolver ideias e estimular a prospecção de startups. Além disso, lançou um aplicativo exclusivo para os colaboradores, com a intenção de criar uma conexão e facilitar a comunicação com a gestão da companhia.

O crescimento da Fressnapf não para por aí. A companhia anunciou planos para abrir 400 novas lojas na Europa até 2025.

Fressnapf | Maxi Zoo
Controlador: Grupo Fressnapf
Fundação: 1990
Faturamento: 3,5 bilhões de euros (R$ 18 bilhões)
Lojas: 2.100 unidades em 13 países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, França, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polônia, Romênia e Suíça)
Funcionários e colaboradores: 18 mil

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!