As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Quase metade das distribuidoras pet cresce dois dígitos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

distribuidoras pet As distribuidoras pet registram movimento intenso em seus galpões. Quase metade das empresas do setor apresentou avanço acima de dois dígitos no segundo trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Esse e outros dados compõem uma pesquisa da Andipet – Associação Nacional dos Distribuidores de Produtos Pet junto às 50 atacadistas associadas, que abastecem atualmente em torno de 80 mil pet shops.

Segundo o levantamento, 44% das empresas viram sua receita aumentar mais de 20%. Como parâmetro, 39% das distribuidoras haviam alcançado esse índice nos três primeiros meses do ano. “As incertezas em torno da inflação e dos juros fizeram do primeiro trimestre um período de mais timidez no faturamento. Aos poucos o mercado foi se estabilizando e a curva de crescimento se acelerou”, acredita Paulo Cesar Maciel, presidente da Andipet.

O executivo, no entanto, alerta para o fato de que 1/4 das companhias entrevistadas apresentaram estagnação ou recuo nas vendas. “Obviamente, o peso da concorrência de megalojas preocupa o pequeno e médio varejo. Mas não há como ignorar o custo-Brasil, com uma carga tributária de 50% sobre cada produto comercializado”, analisa.

Os impostos, aliás, representam a principal fonte de preocupação das distribuidoras neste ano. As empresas também mencionam a instabilidade política e a rápida evolução de plataformas de e-commerces como barreiras para o crescimento.

Desempenho das distribuidoras pet no 2º tri
(crescimento ou recuo em %)

distribuidoras pet
Fonte: Andipet

Distribuidoras pet têm expectativa ainda mais otimista

As distribuidoras pet também foram questionadas sobre as expectativas para o terceiro trimestre. E as impressões são animadoras, já que 54% dos empresários apostam em alta superior a dois dígitos. Somente 8% preveem crescimento zero ou retração.

“É uma resposta positiva do setor ao cenário favorável aos pequenos e médios pet shops, que ainda respondem por 49% do incremento do negócio”, observa Maciel. “A integração entre distribuidoras e varejistas, por meio de iniciativas como o lançamento de uma plataforma comercial exclusiva e a agenda de capacitações regionais voltadas a áreas como finanças, tecnologia e vendas, também tende a ampliar o otimismo.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS