
Por muitos anos, alimentos úmidos como sachês e enlatados foram considerados apenas petiscos por veterinários e tutores. Além disso, acreditava-se que poderiam prejudicar a saúde dos animais. No entanto, agora esses alimentos podem ser grandes aliados na dieta dos pets. A seguir, conheça os benefícios da ração úmida.
A importância da ração úmida para cães e gatos
Oferecer ração úmida para seu pet é essencial, pois, ao contrário do que alguns tutores acreditam, essa forma de alimentação não é apenas um agrado ou petisco, mas pode ser incorporada na dieta regular do animal devido aos seus diversos benefícios.
Particularmente para gatos, a ração úmida oferece inúmeras vantagens para a saúde. Um exemplo notável é a contribuição para a hidratação. Com mais da metade de sua composição feita de água, a ração úmida é excelente para ajudar na hidratação dos felinos, que são menos propensos a beber água.
Além de melhorar a hidratação, a ração úmida proporciona outros benefícios, como:
- Pode ser uma refeição diária (quando o produto é completo);
- Alta palatabilidade;
- Menor conteúdo calórico;
- Maior saciedade;
- Alta nutrição.
Tipos de alimentos úmidos
- Alimentos completos: podem ser servidos como a única fonte de alimentação, ou seja, podem ser oferecidos diariamente.
- Específicos/complementares: devem ser incluídos na dieta apenas como petiscos, pois não são formulados para atender todas as necessidades nutricionais do animal.
Como servir ração úmida para o pet
A ração completa pode ser servida diariamente, sozinha. Também pode ser misturada com ração seca, embora essa combinação possa não agradar tanto. Outra opção é alternar entre as rações, oferecendo ração seca no almoço e ração úmida no jantar.
Por outro lado, a ração úmida complementar deve ser utilizada como um agrado, funcionando como petisco. Pode ser oferecida ocasionalmente para variar a rotina alimentar do pet e também pode ser misturada com ração seca de vez em quando.
Qual a melhor ração úmida para cães e gatos?
Para escolher a melhor ração úmida para seu pet, é essencial consultar um veterinário, que poderá recomendar uma opção adequada à rotina e saúde do seu cão ou gato. No entanto, existem algumas características que podem ser consideradas ao fazer sua escolha.
- Ingredientes nobres e de alta qualidade;
- Baixa quantidade de carboidratos;
- Ausência de ingredientes artificiais;
- Uso de ingredientes naturais, sem cereais;
- Sem conservantes artificiais;
- Proteínas de origem animal exclusivas.