Presença internacional sustenta crescimento da Vetnil
Com atuação em 17 países, empresa projeta avanço das exportações acima do mercado doméstico
Com atuação em 17 países, empresa projeta avanço das exportações acima do mercado doméstico
por Marcia Arbache em
Com três décadas de atuação no setor veterinário, a Vetnil consolidou-se como uma das principais empresas brasileiras de medicamentos e suplementos para animais. O movimento de internacionalização começou cedo. Há aproximadamente 25 anos, a companhia iniciou suas primeiras operações de exportação. Desde então, o mercado externo passou a ocupar um papel estratégico no planejamento da empresa.
Hoje a farmacêutica já exporta para 17 países da América Central, América do Sul, África, Oriente Médio e Europa. Do faturamento total, que foi de R$ 300 milhões em 2024, cerca de 5% é decorrente das vendas nos mercados internacionais. O segmento pet responde por 70% da receita geral.
Segundo Vinícius Correa Denucci, coordenador Comex da Vetnil, a decisão de levar os produtos para o Exterior teve como motivação central ampliar o acesso dos médicos-veterinários estrangeiros a itens de maior qualidade, contribuindo para melhorar o cuidado e o bem-estar animal em diferentes regiões. “A abertura de novos mercados fortaleceu a capacidade de expansão da companhia, diversificando canais e impulsionando o crescimento”, declara.
Denucci explica que, para sustentar essa operação internacional, a Vetnil estruturou uma área completa dedicada ao comércio exterior. “São cerca de 15 profissionais trabalhando exclusivamente nos departamentos de produção, logística, administrativo e regulatório voltados à exportação, uma infraestrutura moldada para atender às exigências de cada país”, informa.
A estratégia inclui a entrada em novas regiões e o fortalecimento da presença onde já atua. Expandir a operação internacional faz parte dos objetivos anuais da companhia, com sede em Louveira, São Paulo, onde foi construído um centro logístico próprio no ano passado. Hoje, o robusto portfólio é formado por 192 SKUs.
A Vetnil afirma que o plano de internacionalização é prioridade. A empresa trabalha com metas claras de expansão, tanto em receita quanto no número de países atendidos. “O crescimento esperado para o mercado externo, inclusive, supera o projetado para o mercado interno”, revela Denucci.
Conteúdos por Marcia Arbache
Marcia Arbache possui 53 conteúdos publicados no Panorama Pet&Vet. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente