Preciso fazer a gestão de clínicas veterinárias, mas não consigo

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gestão de clínicas veterinárias
Foto: Freepik

Durante meus 27 anos como consultor financeiro, ouvi diversas vezes angústias sobre a gestão da clínicas veterinárias, mas também de empreendedores de pequenos e médios negócios das mais diversas áreas. Essa dificuldade não é uma exclusividade dos profissionais do setor, mas é um barreira a ser superada.

O que nos incentiva a qualquer atividade, não é o “como fazer”, mas o “porque fazer”. E é sobre isso que vou escrever hoje, o significa ter um negócio próprio e seus riscos. Qualquer investimento tem uma relação básica de risco x retorno.

O gráfico abaixo deixa claro que ter um negócio próprio é o maior risco e, portanto, deveria deixar seus proprietários ricos. Mas se você ainda está lendo este artigo, provavelmente isso ainda não aconteceu com você.

Preciso fazer a gestão de clínicas veterinárias, mas não consigo

Vamos começar pelo motivo que deveria levar as pessoas a montar um negócio próprio. Na sua essência, trata-se da decisão de pegar um capital e aplicá-lo neste negócio esperando que ele renda mais do que qualquer outro investimento.

Na prática, a maioria das clínicas e hospitais veterinários nasceram de razões bem diferentes, sendo a mais comum o fato de um veterinário ter muitos clientes e achar que pode ganhar mais tendo seu próprio estabelecimento. Mas na prática, o sucesso nessa empreitada não acontece por uma série de razões, sendo a principal delas a formação na área de biológicas, o que distancia esses profissionais dos números e do controle do seu negócio.

Quando montamos uma clínica, acordamos todos os dias devendo aluguel, IPTU, salários e outras muitas contas, além de assumirmos riscos trabalhistas com uma legislação que não favorece o empregador e complexidades tributárias em um país onde as regras mudam até no passado.

Você deve estar se perguntando: E agora, o que eu faço? Como relatei no início, o importante é ter um “Porque” para fazer as coisas. E abaixo, relaciono ensinamentos importantes para seguir.

  • Aprenda sobre gestão, o suficiente para ser o “técnico do time” e não o jogador
  • Contrate o serviço de especialistas para te ajudar
  • Com essa terceirização, tenha os números e os indicadores do seu negócio de forma clara e objetiva
  • Dedique dois dias do mês para analisar indicadores e tomar decisões baseadas em fatos e dados e não na intuição
  • Tenha metas ousadas, mas factíveis
  • Monte ao longo do tempo uma equipe que entenda a importância do seu sucesso financeiro para a evolução do atendimento
  • Medir, medir, medir e medir

Nos próximos artigos explorarei mais detalhadamente cada passo que levará seu pet shop, banho e tosa, clínica, hospital ou laboratório veterinário ao sucesso.

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