
Durante meus 27 anos como consultor financeiro, ouvi diversas vezes angústias sobre a gestão da clínicas veterinárias, mas também de empreendedores de pequenos e médios negócios das mais diversas áreas. Essa dificuldade não é uma exclusividade dos profissionais do setor, mas é um barreira a ser superada.
O que nos incentiva a qualquer atividade, não é o “como fazer”, mas o “porque fazer”. E é sobre isso que vou escrever hoje, o significa ter um negócio próprio e seus riscos. Qualquer investimento tem uma relação básica de risco x retorno.
O gráfico abaixo deixa claro que ter um negócio próprio é o maior risco e, portanto, deveria deixar seus proprietários ricos. Mas se você ainda está lendo este artigo, provavelmente isso ainda não aconteceu com você.
Vamos começar pelo motivo que deveria levar as pessoas a montar um negócio próprio. Na sua essência, trata-se da decisão de pegar um capital e aplicá-lo neste negócio esperando que ele renda mais do que qualquer outro investimento.
Na prática, a maioria das clínicas e hospitais veterinários nasceram de razões bem diferentes, sendo a mais comum o fato de um veterinário ter muitos clientes e achar que pode ganhar mais tendo seu próprio estabelecimento. Mas na prática, o sucesso nessa empreitada não acontece por uma série de razões, sendo a principal delas a formação na área de biológicas, o que distancia esses profissionais dos números e do controle do seu negócio.
Quando montamos uma clínica, acordamos todos os dias devendo aluguel, IPTU, salários e outras muitas contas, além de assumirmos riscos trabalhistas com uma legislação que não favorece o empregador e complexidades tributárias em um país onde as regras mudam até no passado.
Você deve estar se perguntando: E agora, o que eu faço? Como relatei no início, o importante é ter um “Porque” para fazer as coisas. E abaixo, relaciono ensinamentos importantes para seguir.
- Aprenda sobre gestão, o suficiente para ser o “técnico do time” e não o jogador
- Contrate o serviço de especialistas para te ajudar
- Com essa terceirização, tenha os números e os indicadores do seu negócio de forma clara e objetiva
- Dedique dois dias do mês para analisar indicadores e tomar decisões baseadas em fatos e dados e não na intuição
- Tenha metas ousadas, mas factíveis
- Monte ao longo do tempo uma equipe que entenda a importância do seu sucesso financeiro para a evolução do atendimento
- Medir, medir, medir e medir
Nos próximos artigos explorarei mais detalhadamente cada passo que levará seu pet shop, banho e tosa, clínica, hospital ou laboratório veterinário ao sucesso.